O Camaro foi desenvolvido pela General Motors sob a marca Chevrolet e lançado no mercado Norte Americano em 1966 para concorrer diretamente com o Ford Mustang, na categoria dos carros potentes. Seu lançamento obteve tanto êxito, que já em 1967 foi escolhido como carro de segurança das 500 milhas de Indianápolis. Em 1964 a Ford […]
por Murillo Cerchiari
Fundador The Garage
O Camaro foi desenvolvido pela General Motors sob a marca Chevrolet e lançado no mercado Norte Americano em 1966 para concorrer diretamente com o Ford Mustang, na categoria dos carros potentes. Seu lançamento obteve tanto êxito, que já em 1967 foi escolhido como carro de segurança das 500 milhas de Indianápolis.
Em 1964 a Ford havia criado o Mustang para competir com o Corvair da Chevrolet e conquistado enorme sucesso (o Corvair, apesar de apresentar um novo conceito em carro, não conseguiu crescimento nas vendas). Então a GM percebeu que precisaria agir rápido para superar as vendas da Ford e nomeou seu diretor do Centro de Design, Henry C. Haga, como responsável por criar um carro que combatesse a concorrência. Henry chamou a equipe responsável pelo projeto do Corvair, do Chevy II e do Corvette para auxiliá-lo.
A GM entrou em uma corrida contra o tempo! Precisava conseguir colocar o novo carro nas ruas o mais rápido e gastando o mínimo possível. Assim, decidiu deixar de lado os protótipos que incluíam, além do cupê e conversível, um modelo de dois lugares, outro modelo fastback e também uma perua. A solução era oferecer diversas configurações de acabamentos, disponibilizando os motores 6 cilindros em linha 230 cu in (3,8L) e V8 327. Além disso, lançaria os motores 350 (5,7L) com 295 hp e 396 cu in (6,5L) (SS396).
Durante a criação desse carro avaliaram diversas opções de nome. Inicialmente cogitaram Nova, Chaparral e Wildcat. Depois pensaram em Gemini, que fazia referência à General Motors, mas temeram atrelar o nome do carro à marca, visto que existia uma possibilidade do projeto não dar certo e comprometer a imagem da GM. Então surgiu Camaro, que agradava a todos. Quanto ao significado, alguns dizem que é “amigo” ou “companheiro” em francês. Outros afirmam ser uma corruptela do nome de um pequeno camarão em espanhol.
Foram cinco gerações de lançamentos, cada qual com a sua peculiaridade, que sacudiram o mercado norte-americano, conquistaram os amantes dos carros clássicos esportivos e fizeram história no mundo do automobilismo. Nos próximos artigos contaremos a história dessas quatro gerações que marcaram época na história do automobilismo.