1978 BMW 635CS E24 Hartge
História da Hartge
A Hartge surgiu em 1971, quando os irmãos Herbert e Rolf Hartge, que eram competidores nas categorias de turismo alemãs da época, decidiram levar sua experiência nas pistas para os carros de rua. Enquanto seus BMW 2002 preparados competiam em subidas de montanha e ralis, sua oficina em Merzig, no oeste da Alemanha, preparava os carros de rua com deslocamento ampliado, carburadores maiores, comandos mais agressivos e suspensão preparada, entre outras melhorias. Em 1974, a Hartge mudou-se para a cidade vizinha de Beckingen, onde permanece até hoje.
Não demorou para que a Hartge colocasse as mãos no modelo e, usando como base o 630CS, criou o 635CS. A receita de preparação inclui o aumento no deslocamento do motor para 3,5 litros, instalação de um novo cabeçote com duplo comando de válvulas (originalmente, o motor M30 tem comando simples) e a instalação de três carburadores Weber 45. O câmbio é um Getrag manual de cinco marchas do tipo dogleg — a primeira marcha fica para trás, como nos carros de competição. A suspensão recebia molas e amortecedores mais firmes e barra estabilizadora, e as rodas normalmente eram fornecidas pela BBS.
Esse Carro
Um dos poucos E24 preparados pela Hartge no planeta. Certamente um dos BMWs mais colecionáveis do Brasil dada sua raridade, carroceria de design autoral (Paul Bracq, mesmo do Mercedes Pagoda) e comportamento dinamico invejável de um autentico gran tourer esportivo.
Bela combinação de preto com interior creme, possui teto solar de aço, direção hidráulica, vidros elétricos, limpador de farol e faróis de neblina. Esse exemplar esta equipado com Kit M Technik com aerofólio traseiro, volante de três raios e pomo do cambio (mesmos do supercarro M1).
Carroceria
Sua carroceria é linda, esta muito alinhada, não possui pontos de ferrugens, tem pequenos detalhes de uso normal de um exemplar de mais de 30 anos.
Pintura
Essa BMW tem uma pintura boa, com pequenos detalhes de uso, o carro recebeu um banho de tinta feito por profissional em algum momento da sua vida. Sua pintura preta chama muito atenção por onde passa.
Interior
Seu interior em couro na cor creme esta em perfeito estado de conservação, seu carpete, forro de porta, forro de teto estão perfeitos, o painel do carro esta muito bom sem trincos ou qualquer tipo de mancha.
Painel de instrumentos
Seu painel de instrumentos é muito bonito e chama muito a atenção possui um velocímetro grande bem no centro, seu RPM esta ao seu lado direito é tem ótima visibilidade, tudo funciona e esta em muito bom estado.
Motor e Transmissão
Esse motor foi preparado pela Hartge, a receita de preparação inclui o aumento no deslocamento do motor para 3,5 litros, instalação de um novo cabeçote com duplo comando de válvulas (originalmente, o motor M30 tem comando simples) e a instalação de três carburadores Weber 45 que entrega (cerca de 290 cv).. O câmbio é um Getrag manual de cinco marchas do tipo dogleg — a primeira marcha fica para trás, como nos carros de competição.
Escapamento
Essa E24 recebeu um sistema de escapamento esportivo para deixar ela ainda mais divertida de dirigir.
Suspensão e freio
A suspensão recebeu molas e amortecedores Bilsten 35mm mais firmes e barra estabilizadora.
Rodas
As rodas são BBS aro 17″ com seu miolo pintado de preto e seus pneus são novos.