Qualquer pessoa que se interesse minimamente por carros sabe quem é o BMW 2002 Turbo. De qualquer das formas, para aqueles que não sabem, foi “só” o primeiro carro, produzido na Europa, a ter um turbocompressor. A comemorar 50 anos, a BMW decidiu homenageá-lo com a criação de um protótipo de design – o 2002 […]
por Murillo Cerchiari
Fundador The Garage
Qualquer pessoa que se interesse minimamente por carros sabe quem é o BMW 2002 Turbo. De qualquer das formas, para aqueles que não sabem, foi “só” o primeiro carro, produzido na Europa, a ter um turbocompressor. A comemorar 50 anos, a BMW decidiu homenageá-lo com a criação de um protótipo de design – o 2002 Hommage. O 2002 Turbo é descrito pela própria BMW como o state-of-art do design desportivo dos anos 50 e 60.
Este novo concept foi uma das surpresas da marca alemã no Concorso d’Eleganza Villa D’Este deste ano. Inspirado no também famoso M2, o 2002 Hommage foi rebaixado (e muito!) e vem com spoilers dianteiros e traseiros maiores, para além de uma série de entradas de ar, que foram acrescentadas para melhorar o fluxo de ar e maximizar a downforce do carro. Olhem só para aquele nariz-tubarão, meus caros! O friso cromado na linha de cintura do modelo original é ‘copiado’ pelo Hommage, que apresenta uma faixa de fibra de carbono. Só é pena não passar de um concept…