A Volvo apresentou sua última variante P1800, a 1800ES , em 1972 como uma perua de duas portas com uma porta traseira sem moldura e toda em vidro. O projeto final foi escolhido após dois protótipos terem sido construídos por Sergio Coggiola e Pietro Frua . O protótipo de Frua, Raketen (“o Foguete”), está localizado no Museu Volvo. Ambos os protótipos italianos foram considerados muito futuristas e, em vez disso , a proposta do designer interno Jan Wilsgaard , o Beach Car, foi aceita. O motor ES foi rebaixado para 125 bhp (93 kW), reduzindo a taxa de compressão com uma junta de cabeçote mais espessa (variante de motor B20F); embora a potência máxima tenha diminuído um pouco, o motor estava menos “agitado” e o desempenho do carro na estrada foi realmente melhorado.
Azul metálico, todo original
Perua esportiva de duas portas com elegante porta traseira de vidro. Derivada do coupe P1800, de linhas fluidas. Um dos exemplares rodou 3 milhões de milhas nas mãos de um professor aposentado, sendo a marca recordista no Guiness Book
• Cambio manual
• Motor injetado com 113 cv
• Rodas de liga
Carroceria
Acredite, esta Perua esportiva de duas portas é completamente original. Livre de ferrugens, de avarias ou corrosão, seja superficial ou não. O veículo é totalmente íntegro, carroceria sólida e bem conservada.
Pintura
Um dos pontos altos deste carro com certeza é sua pintura impecável. O azul metálico marca as linhas e as curvaturas perfeitamente, deixando aparente que o veículo não está desalinhado. Além disso, a cor e o estado da pintura está tão perfeita que chama atenção em todos os lugares por onde passa.
Motor
Motor injetado com 113 cv original de fábrica e todo revisado. Óleo trocado, mangueiras novas e sistema em bom funcionamento. Compartimento do motor limpo e bem estruturado.
Interior
Tapeçaria em ótimo estado de conservação, sem rasgos ou avarias. Bancos limpos e novos, originais e em ótimo estado. Capas de portas originais e com bom encaixe.
Painel e mostradores
Todos os reloginhos, ponteiros e mostradores funcionam corretamente, sem avarias em seu sistema. Como dito acima, painel com revestimento sem rachaduras.
Rodas
Este Volvo P1800ES Wagon, originais de fábrica, com Rodas de liga. Freios a tambor original e revisados.