Os anos 1970 foram conturbados para o mercado automotivo nacional. Pouco depois da crise do petróleo em 73, o governo decidiu proibir as importações em 75. Isso serviu de incentivo para a criação de novo segmento para abastecer os que buscavam o luxo e a exclusividade dos importados. Nasciam os famosos fora-de-série, que contavam com um nome de peso cujo projeto surgiria ainda em 75: o Santa Matilde. As indústrias Santa Matilde produziam componentes ferroviários e produtos agrícolas antes de entrar no segmento automotivo. O projeto do automóvel ficou a cargo de Ana Lídia, filha de Humberto Pimentel, diretor-presidente da empresa, enquanto o protótipo foi criado por Renato Peixoto, muito conhecido pelos automobilistas na época.
Feito em grande parte usando a mão-de-obra da própria empresa, o primeiro protótipo ficou pronto em 1977, mas foi uma decepção total. O modelo tinha péssima dirigibilidade, sem contar as falhas estruturais e de ergonomia. Desapontado com o resultado final, Pimentel desligou imediatamente Peixoto e montou uma nova equipe para dar início a um projeto inédito. Novamente foram convocados funcionários da própria fábrica, agora com Fernando Monnerat responsável pela engenharia. Tudo refeito, o novo protótipo ficaria pronto em 1978. O conceito era o mesmo, mas as falhas haviam sido todas corrigidas. Pimentel havia optado por montar o modelo sobre a base do Opala, com o qual o Santa Matilde compartilharia alguns componentes, inclusive da suspensão. Apesar disso, e devido ao menor comprimento e distancia entre-eixos, além do posicionamento do motor, o SM tinha comportamento dinâmico melhor que o Opala.
- Motor 4.1
- Câmbio manual de 4 marchas
- Tração traseira
- Ar-condicionado
- Vidros elétricos
- Rádio blaupunk
- Alarme
- Isento de IPVA
Carroceria
Sua carroceria está bem alinhada sem amassados ou ferrugem, suas portas, capo e porta malas fecham normalmente, suas lanternas e faróis estão em bom estado de conservação.
Pintura
Sua pintura na cor branca está em muito bom estado de conservação, possui um belo brilho.
Interior
Seu interior preto se encontra em bom estado de conservação, sem rasgos, suas capas de porta, carpete e capota estão em muito bom estado.
Painel e Mostradores
Painel sem trincos ou rachaduras, tudo funcionando e em bom estado de conservação.
Motor e Câmbio
Essa unidade possui um motor 4.1 e câmbio manual de 4 marchas, ambos devidamente revisados e funcionando normalmente.