O Z3 foi baseado na plataforma E36 3 Series, enquanto usava o design de suspensão de braço semi-trailing traseiro do E30 3 Series mais antigo. É o primeiro carro Z Series produzido em massa. Os modelos M foram introduzidos em 1998 nos estilos de carroceria roadster e coupé e eram movidos pelo motor S50, S52 ou S54 de seis cilindros em linha, dependendo do país e ano do modelo. Os modelos M vinham com câmbio manual de 5 marchas. A produção terminou em 28 de junho de 2002, com a linha Z3 substituída pelo E85 Z4. O desenvolvimento do roadster começou em 1991 e foi liderado por Burkhard Göschel. O exterior foi projetado por Joji Nagashima, sendo concluído em meados de 1992, 39 meses antes da produção e o design foi congelado em 1993. As patentes de design foram registradas em 2 de abril de 1994, na Alemanha e em 27 de setembro de 1994, nos Estados Unidos.
O Z3 foi apresentado através de um comunicado de imprensa em vídeo pela BMW North America em 12 de junho de 1995. A produção começou em 20 de setembro de 1995. O desenvolvimento do modelo coupé foi executado por um grupo de engenheiros da BMW fora do trabalho em seu próprio tempo.
O Z3 Coupé compartilha a mesma plataforma e peças com o roadster, mas apresenta uma área de escotilha de reforço do chassi e é 2,7 vezes mais rígido em comparação. O Z3 foi o primeiro modelo BMW a ser fabricado exclusivamente fora da Alemanha. Foi fabricado em Greer, Carolina do Sul.
Os modelos Roadster entraram em produção em setembro de 1995, movidos por motores de 4 cilindros no lançamento. Os motores de 6 cilindros foram introduzidos posteriormente em 1996. Um teto rígido removível estava disponível como acessório opcional. Os modelos de 4 cilindros apresentam um tubo de escape único, enquanto os modelos de seis cilindros têm tubos de escape duplos, guarda-lamas traseiros mais largos (para modelos pré-facelift) e um pára-choques dianteiro revisto. Os modelos M apresentavam os mesmos para-lamas mais largos que os modelos de seis cilindros, mas com pára-choques dianteiro e traseiro exclusivos, espelhos laterais e o primeiro uso da divisão M de um arranjo de tubo de escape quádruplo.
- Motor 4 cilindros
- Câmbio manual de 5 marchas
- Rodas aro 16
- Interior em couro
- Capota manual
- Vermelho Hellrot
Carroceria
Esse belo exemplar se encontra com sua carroceria sem amassados, ferrugem ou qualquer tipo de imperfeição, suas portas e capo fecham normalmente, suas borrachas estão em bom estado, suas lanternas e faróis estão em bom estado de conservação.
Pintura
Sua pintura na belíssima cor Vermelho Hellrot possui um belo brilho e se encontra em muito bom estado de conservação, atraindo diversos olhares por onde passa.
Interior
Essa bela unidade possui todo seu interior em couro preto com detalhes em madeira no seu console, sem rasgos e em muito bom estado de conservação.
Painel e Mostradores
Possui seu painel preto com um lindo design e detalhes em madeira, sem trincas ou manchas, foi todo revisado e está funcionando normalmente.
Motor e Câmbio
Essa unidade possui um motor 4 cilindros e câmbio manual de 5 marchas, ambos devidamente revisados e funcionando normalmente.