Em 1993 a Alfa Romeo decidiu que era a hora de projetar o sucessor do Alfa Romeo 155. Havia três projetos concorrentes, um de Pininfarina, um do estúdio Italdesign e outro do Centro Stile, departamento de design da própria Alfa Romeo. Este último, sob o comando do projetista Walter de Silva foi o projeto escolhido para a o desenvolvimento e fabricação do novo carro.
A ideia era dar ao novo 156 a personalidade que o 155 nunca teve. O design foi inspirado no modelo conceitual Nuvola, que por sua vez foi baseado em três modelos históricos da Alfa Romeo: o 1900, Giulietta e Giulia. A principal característica do projeto era a utilização de linhas arredondadas, ao contrário das linhas retas utilizadas nos modelos anteriores.
A empresa estava em dificuldades financeiras e precisava que o novo modelo fosse um sucesso comercial. O projeto do substituto do Alfa Romeo 164 também estava em andamento, mas não havia recursos suficientes para o desenvolvimento simultâneo dos dois carros. O projeto do Alfa 166 foi então adiado por cerca de um ano, pois esperava-se um volume maior de vendas do 156.
Tentou-se dar ao carro um ar esportivo com referências aos antigos pilotos e aos míticos modelos GT, todos os elementos de estilo que fazem um Alfa Romeo estão presentes: ao mesmo tempo em que tem estilo marcante ainda é sóbrio e tenta evocar a presença de um motor forte e potente. Visto de lado, o carro evoca ao tigre, esguio e pronto para o ataque.
Os dois grandes mostradores de velocidade e rotação do motor, bem como os três mostradores do console central são visíveis quase que exclusivamente pelo motorista, o que acentua a sensação de esportividade. Os bancos podem ter revestimento de veludo ou podem ser Recaro ou Momo em couro.
- Motor V6 2.5 24v “busso”com 190 cv
- Câmbio automático com emulador de manual sem “H”
- Ar-condicionado digital dual-zone e saídas traseiras
- Bancos Momo em couro
- Volante Momo multifunção em madeira
- Painel facelift com acabamento em alumínio
- Teto-solar de vidro
- Sistema de som original com caixas Bose, sub-woofer acoplado no porta-malas e disqueteira Clarion
- Cortina do porta malas
- Sensor de chuva, controle de tração, 8 air-bags
- 2 donos
- Revisado em oficina especializada
- Manual e chave reserva
- Placa final 5
Carroceria
Extremamente cobiçada, com linhas limpas, nítidas e manuseio esportivo, essa linda Alfa possui sua carroceria em bom estado de conservação.
Pintura
Carro na belíssima cor Verde Acero, sem riscos ou amassados, sua cor é muito elegante chamando bastante a atenção por onde passa.
Interior
Possui seu interior no tom grafite. Suas capas de portas e carpete estão em muito bom estado de conservação.
Painel e Mostradores
Painel está em muito bom estado, sem trincas ou manchas, seus relógios estão funcionando normalmente.
Motor e Câmbio
Possui um motor V6 2.5 24v “busso”com 190 cv e câmbio automático com emulador de manual sem “H”, ambos em bom estado e devidamente revisados.