Como muitos fabricantes britânicos, a AC Cars vinha usando o motor Bristol 6 em linha em sua produção de pequeno volume, incluindo seu AC Ace roadster de dois lugares. Este tinha uma carroceria construída à mão com uma estrutura de tubo de aço e painéis de carroceria de alumínio feitos com máquinas de rodas inglesas. O motor era um projeto pré-Segunda Guerra Mundial da BMW que na década de 1960 era considerado datado. Em 1961, a Bristol decidiu encerrar a produção de seu motor.
Em setembro de 1961, o piloto de carros de corrida aposentado americano e designer automotivo Carroll Shelby escreveu a AC perguntando se eles construiriam para ele um carro modificado para aceitar um motor V8. Os motores Bristol para o carro esportivo AC Ace de dois lugares foram recentemente descontinuados, então a AC concordou, desde que um motor adequado pudesse ser encontrado. Shelby foi até a Chevrolet para ver se eles forneceriam motores para ele, mas não querendo adicionar concorrência ao Corvette, a Chevrolet recusou. No entanto, a Ford queria um carro que pudesse competir com o Corvette e eles tinham um motor totalmente novo que poderia ser usado nessa empreitada: o motor Windsor de 3,6 litros (221 cu in) – um novo motor leve e de parede fina fundido pequeno -bloco V8. A Ford forneceu a Shelby dois motores.
Um novo chassi foi necessário, desenvolvido e designado Mark III. O novo carro foi projetado em cooperação com a Ford em Detroit . Um novo chassi foi construído usando tubos do chassi principal de 101,6 mm ( 4 pol.), acima dos 76,2 mm (3 pol.) dever como o link superior). O novo carro também tinha para-lamas largos e uma abertura de radiador maior. Era movido pelo motor Ford 7.0 L (427 cu in) FE “side oiler” equipado com um único carburador Holley 780 CFM de 4 cilindrosavaliado em 317 kW (425 hp; 431 PS) a 6000 rpm e 651 N⋅m (480 lb⋅ft) a 3700 rpm de torque, que proporcionou uma velocidade máxima de 264 km/h (164 mph) no modelo padrão. A versão mais potente de 362 kW (485 cv; 492 cv) com velocidade máxima de 298 km/h (185 mph) no modelo de semicompetição (S/C). A produção do Cobra Mark III começou em 1º de janeiro de 1965; dois protótipos foram enviados para os Estados Unidos em outubro de 1964. Os carros foram enviados para os Estados Unidos como chassis rolantes sem pintura e foram finalizados na oficina de Shelby.
Infelizmente, o MK III perdeu a homologação para a temporada de corridas de 1965 e não foi pilotado pela equipe Shelby. Apenas 56 dos 100 carros planejados foram produzidos. Destes, 31 modelos de competição não vendidos foram desafinados e equipados com pára-brisas para uso na rua. Chamado de S/C para semicompetição, um exemplo original pode ser vendido atualmente por US$ 1,5 milhão, tornando-o uma das variantes Cobra mais valiosas.
- Motor V8 302
- Câmbio manual
- Filtro de ar Edelbrock
- Interior em couro
- Tampa de válvulas Edelbrock
- Rodas réplicas Shelby
- Pneus Cooper Cobra
Carroceria
Sua carroceria está alinhada sem amassados, ferrugem ou qualquer tipo de imperfeição, suas portas e capo fecham normalmente, suas borrachas estão em bom estado, suas lanternas e faróis estão em muito bom estado de conservação.
Pintura
Sua pintura preta possui um belo brilho e se encontra em bom estado de conservação, atraindo diversos olhares por onde passa.
Interior
Seu interior na cor preta se encontra em muito bom estado de conservação. Suas capas de porta e carpete estão bom estado
Painel e Mostradores
Painel sem manchas ou riscos, com todos acabamentos e botões. Tudo funcionando normalmente e em bom estado.
Motor e Câmbio
Esse exemplar possui um motor V8 302 e câmbio manual, ambos em bom estado e funcionando normalmente.