O Fiat 850 é um pequeno carro com motor traseiro e tração traseira fabricado e comercializado pela montadora italiana Fiat de 1964 a 1973. Seu desenho técnico foi uma evolução do bem-sucedido Fiat 600. O nome interno para o projeto de desenvolvimento do Fiat 600 era “Projeto 100” e, consequentemente, o codinome interno da Fiat para o projeto 850 era 100G (G era uma continuação das designações de modelo para o 600, que ia de A a F). O motor do 850 era baseado no Fiat 600, mas teve sua cilindrada aumentada para 843 cc. O 850 veio em duas versões: “normale” (padrão) com 34 cv (25 kW) e código do motor 100G.000 e “super” com 37 cv (27 kW) e código do motor 100G.002. A velocidade máxima era de aproximadamente 125 km/h (78 mph). Embora não tenha sido um grande avanço no desenvolvimento técnico, ele possuía um certo charme com seus grandes olhos giratórios e sua cauda curta, na qual o motor ficava. Ao mesmo tempo que o Coupé, a Fiat também apresentou o conversível esportivo Spider de dois lugares , com o motor original de 843 cc ajustado para produzir 49 cv (36 kW) que permitia atingir uma velocidade máxima de 145 km/ h (90 mph). A carroceria foi projetada e construída pela Bertone em sua fábrica de Grugliasco, em Turim. O teto de tecido dobrável é armazenado sob um painel traseiro de metal da carroceria. O design Bertone apresentava linhas e detalhes suaves e simples, incluindo faróis embutidos equipados com tampas de plexiglass em ângulo para combinar com os para-lamas / asas adjacentes – e painéis laterais diédricos semelhantes ao Chevrolet Testudo 1963 de Bertone. O código do motor do Spider era 100GS.000.
Na época de sua introdução nos Estados Unidos, o Sedan, o Coupé e o Spider eram comercializados com motor de 817 cc (50 cu in) de capacidade reduzida e alta compressão, a fim de superar os regulamentos de emissões dos EUA na época, que se aplicavam apenas a motores iguais a ou maior que 50 polegadas cúbicas. A compressão foi aumentada de 8,8:1 para 9,2:1, exigindo combustível de alta octanagem.
- Motor 4 cilindros
- Tração traseira
- Câmbio manual
- Interior em vinil
- Azul
- Design Giorgetto Giugiaro
Carroceria
Carroceria em bom estado, sem ferrugens ou amassados, carro possui um bom alinhamento, suas portas, capo e porta malas abrem e fecham normalmente.
Pintura
Pintura na belíssima cor Azul, sem riscos ou manchas, esse carro possui um belo brilho e faz uma linda combinação com seu interior.
Interior
Interior em bom estado, forro de bancos, forros de portas e capota em muito bom estado de conservação.
Painel e Mostradores
Seu painel está em muito bom estado de conservação sem qualquer tipo de imperfeição ou trincos, seus mostradores foram revisados e funcionam normalmente.
Motor e Câmbio
Essa unidade possui um motor 4 cilindros e câmbio manual, devidamente revisados e funcionando normalmente.