Foi lançada nos Estados Unidos em 1946 com o nome de Willys Jeep Station Wagon, tendo sido o primeiro veículo do tipo com a carroceria toda em metal, em contrapartida às carrocerias de madeira, então comuns. Com pequenas diferenças, foi produzido também em outros países, como o Japão, onde foi fabricado pela Mitsubishi, com o nome J37, e a Argentina, onde foi fabricado pelas Industrias Kaiser Argentina (IKA), e é conhecido como Estanciera. O modelo brasileiro foi redesenhado em 1960 utilizando como inspiração a arquitetura moderna de Brasília, em construção na época. Este desenho acompanhou a Rural até o encerramento de sua produção em 1977.
No Brasil, foram produzidas versões com tração 4X4 e 4X2, com motores a gasolina de seis cilindros em linha e cilindrada de 2.6 ou 3.0 litros (opcional). O motor de 2.6 litros, ou 161 polegadas cúbicas, foi o primeiro motor a gasolina fabricado no Brasil e também equipava outros veículos da fábrica Willys, como o Jeep e o Aero. O motor 3.0, utilizando o mesmo bloco, equipava o Itamaraty. A partir do segundo semestre de 1975, até o final da produção, em 1977, a Rural foi fabricada com motor Ford, denominado OHC, de quatro cilindros e 2.3 litros de cilindrada. Em todas as versões, tinha potência aproximada de 90 hp (cavalos-vapor), adequada à época e características do veículo. Em 1977, a produção foi encerrada, totalizando cerca de 182.000 unidades.
A Rural Willys pode ser considerada “avó” dos atuais utilitários esportivos existentes, pois era um veículo com espaço para a família, mas robusto e com vocações off-road, ou seja, capaz de enfrentar ruas e estradas de terra, lama ou mal conservadas.
- Motor 6 cilindros
- Câmbio manual de 4 velocidades
- Freios tambor nas 4 rodas
- Rodas de aço Ford/Willys
- Interior em vinil no padrão original
Carroceria
Suas portas e capô fecham normalmente, suas borrachas estão em bom estado, suas lanternas e faróis estão em muito bom estado de conservação.
Pintura
Sua pintura na cor vermelha possui um belo brilho e se encontra em muito bom estado de conservação, atraindo diversos olhares por onde passa.
Interior
Seu interior em padrão original está em muito bom estado de conservação, sem rasgos ou imperfeições, suas capas de porta, carpete e capota estão em muito bom estado.
Painel e Mostradores
Painel original, sem manchas ou riscos, com todos acabamentos e botões. Tudo funcionando normalmente.
Motor e Câmbio
Essa unidade possui um motor 6 cilindros e câmbio manual de 4 velocidades, ambos em bom estado e funcionando normalmente.