Famosa fabricante brasileira de veículos esportivos e pequenos caminhões, a Puma Automóveis atuou entre os anos de 1967 e 1990. Porém, o carro Puma fez — e ainda faz — tanto sucesso entre os amantes de automóveis que em 2013 sua produção foi retomada.
A origem da marca está nas pistas de corrida. O projetista Rino Malzoni foi quem desenvolveu, em 1964, o protótipo do veículo que se consagrou vitorioso em 5 corridas do ano, sendo a primeira em Interlagos, no GP das Américas. O carro foi posteriormente batizado de Malzoni.
A ideia central do desenvolvimento dos veículos sempre foi a mesma: confeccionar a carroceria com desenho aerodinâmico e utilizando a fibra de vidro, material bastante leve. Essa carroceria era montada sobre a plataforma de um veículo de passeio já existente, fazendo modificações e acertos no motor e suspensão para alcançar um desempenho esportivo. Assim, o acabamento interno sempre foi condizente com essa proposta.
Essa receita viabilizou a produção do carro Puma por quase 30 anos e, agora, tenta ser novamente utilizada pelos modelos atuais. Os primeiros, chamados Puma GT, eram conhecidos por Puma DKW, devido à origem da mecânica. Os Pumas GT e GTE seguintes ficaram famosos pelo apelido Puma Tubarão. Já os modelos com motor de 4 cilindros são chamados de Puminhas.
O GTE foi lançado no ano de 1973 com o intuito de se diferenciar do VW SP2. Foi desenvolvida uma nova carroceria, com desenho mais suave e harmonioso. Na frente, o carro recebeu novos faróis, entradas de ar e perdeu os famosos bigodes. Na lateral, os para-lamas ficaram mais abaloados e as maçanetas foram modificadas. A traseira ficou com a inclinação mais acentuada e o formato das lanternas ficou mais proporcional.
• Dupla carburação Solex 40, comando P2, kit Kadron
• Volante Puma 3 raios
• Rodas Scorro Cruz de Malta cinza médio
• Interior original
• 13 mil km rodados
• Segundo dono, que o preserva desde 2002 depois de 15 anos parado, comprovado por fotos
• Manual do proprietário
• Livrete de revisões com manutenções carimbadas
• NF de venda de 1974
• Placa preta de colecionador 1974
• Recém revisado jun21 (fluídos, ajustes, mangueiras, regulagem da carburação)
• Isento de IPVA
Esse Carro
Laranja, todo original e preservado. Exemplar usado para ensaio de fotos da Quatro Rodas na seção Grandes Clássicos.
Carroceria
Sua carroceria está muito alinhada sem amassados, ferrugem ou qualquer tipo de imperfeição, suas portas, capo e porta malas fecham perfeitamente, suas borrachas estão em bom estado, suas lanternas e faróis estão em ótimo estado de conservação.
Pintura
A pintura na linda cor laranja está em muito bom estado de conservação, não possui riscos ou trincos.
203203
Interior
Seu interior em couro preto está em bom estado, suas capas de porta, carpete e forro de teto estão em muito bom estado de conservação.
Painel e Mostradores
O painel está em ótimo estado de conservação sem qualquer tipo de imperfeição ou trincos, seus mostradores foram revisados e funcionam perfeitamente.
Motor
Dupla carburação Solex 40, comando P2, kit Kadron.
Rodas
Rodas Scorro Cruz de Malta cinza médio.
Galeria de Fotos