A série SP foi uma série de carros esporte desenvolvidos pela Volkswagen do Brasil para o mercado interno, de 1972 a 1976; o nome supostamente é uma abreviatura para São Paulo. Nos anos 70 o mercado brasileiro estava fechado a importações. Os únicos carros esporte oficialmente feitos aqui eram o Karmann Ghia e seu sucessor, Karmann Ghia TC. Apenas fabricantes independentes atingiram algum sucesso, notavelmente o Puma e o Miura. Em 1º de março de 1968, Rudolf Wilhelm Karl Leiding assumiu a administração da Volkswagen do Brasil em São Bernardo do Campo. Em 1970 ele deu partida em um projeto independente, totalmente feito no país, para um carro esportivo de carroceria leve. Uma equipe liderada pelo engenheiro Wilhelm Schmiemann iniciou o que chamaram de Projeto X, e apresentaram o protótipo (executado por Márcio Lima Piancastelli, José Vicente Novita Martins, Jorge Yamashita Oba) na Feira da Indústria Alemã em março de 1971. Mas levaria ainda mais um ano até que o carro ganhasse as ruas.
O SP, nome final do carro, foi construído na plataforma don VW 1600 Variant com eixo dianteiro do VW Fusca, oferecido com o mesmo motor boxer de 1.600 cc, 65 HP SAE brutos, cerca de 54 cv reais, na versão chamada de VW SP1, número de identificação do motor “BV”, ou com um motor 1.700 cc, chamado de VW SP2, número de identificação do motor “BL”. Este último desenvolvia 75 HP SAE brutos cerca de 65 cv reais, tinha velocidade máxima declarada pela fábrica de 161 km/h e velocidade máxima aferida em testes de revistas especializadas entre 153 e 156 km/h, além de fazer 10 km com um litro em uso urbano. Suas acelerações eram bastante lentas para um esportivo. Apesar do fabricante divulgar que o VW SP2 alcançaria os 100 km/h em 14,2 segundos, em testes as marcas ficaram sempre entre 17 e 20,9 segundos.
Fonte: Wikipédia
- Motor 1700 a ar (75 cv) original
- Faixas laterais originais
- Selo original em faróis, rodas e escapamento
- Painel original com console entre os bancos, luzes de leitura para mapas, alça de apoio para o passageiro, amperímetro e termômetro
- Rádio original
- Pneus Dunlop
- Extensamente revisado
- Placa preta Mercosul
Carroceria
Carroceria original, sem ferrugens ou amassados, suas portas, capôs e porta malas fecham normalmente. Faixas, faróis e lanternas originais.
Pintura
Pintura original, sem riscos ou manchas, esse carro possui um belo brilho, faz uma linda combinação com seu interior.
Interior
Tapeçaria em muito bom estado de conservação, sem rasgos ou avarias. Bancos limpos, novos e originais. Capas de portas originais e com bom encaixe.
Painel e Mostradores
Todos os relógios, ponteiros e mostradores funcionam corretamente, sem avarias em seu sistema. Painel sem rachaduras.
Motor e Câmbio
Essa unidade possui um motor 1700 e câmbio manual, ambos devidamente revisados.