O Maverick é um automóvel criado pela Ford dos Estados Unidos, que obteve relativo sucesso em seu país de origem. Também foi fabricado no Brasil entre 1973 e 1979, em versões exclusivas com motores 4, 6 e 8 cilindros, onde foi lançado com enfoque comercial bem diferente do americano, e apesar de não ter obtido grande sucesso de vendas, tornou-se lendário e hoje é cultuado por pessoas de várias idades. Vale ressaltar que o desenhista desse carro foi Tom Tjaarda, “pai” de outros ícones automotivos.
O modelo é muito desejado no mercado de clássicos do Brasil e foi um dos modelos que mais valorizaram na década de 2010, junto com a Volkswagen Kombi de primeira geração (1958-1970, ou também conhecida como Type 1 (Europa) ou Corujinha (Brasil).
No dia 17 de abril de 1969, o Maverick foi lançado por US$ 1.995, com 15 cores disponíveis e motores de 2,8 e 3,3 litros, ambos de seis cilindros. A Ford o anunciou como o veículo ideal para jovens casais, ou como segundo carro da casa. O estilo foi claramente copiado do Mustang, mas suavizado. O sucesso foi imediato e logo no primeiro ano foram vendidas 579.000 unidades, uma marca melhor do que a do Mustang.
Logo vieram outras versões, com apelo esportivo ou de luxo e motorizações diferentes, como os Maverick Sprint e Grabber. Em 1971, outra marca do grupo Ford, a Mercury, lançou o Comet, que basicamente era o mesmo Maverick com grade e capô diferentes. Os dois modelos fizeram sucesso mesmo depois do estouro da crise do petróleo, em 1973, apesar de neste período ter ficado evidente a necessidade de carros ainda mais compactos. Os dois modelos foram produzidos, com poucas modificações, até 1977.
- Motor V8 302 (bloco mexicano)
- Câmbio manual (Mustang T5 com engate rápido HURST)
- Pneus e rodas de liga leve 14″ de época
- Freios, cardan, suspensão revisados
- Combustível com cash tank
- Elétrica revisada
- Embreagem hidráulica nova
Carroceria
Carroceria sem ferrugens ou amassados, carro possui um bom alinhamento, suas portas, capo e porta malas abrem e fecham normalmente.
Pintura
Sua pintura se encontra em bom estado e faz uma linda combinação com seu interior, atraindo diversos olhares por onde passa.
Interior
Possui seu interior em padrão original, sem rasgos em bom estado de conservação.
Painel e Mostradores
Painel com lindo design sem trincas ou manchas, foi todo revisado e está funcionando normalmente.
Motor e Câmbio
Essa unidade possui um motor V8 302 e câmbio manual, ambos funcionando normalmente e devidamente revisados.