O Maverick é um automóvel criado pela Ford dos Estados Unidos, que obteve relativo sucesso em seu país de origem. Também foi fabricado no Brasil entre 1973 e 1979, em versões exclusivas com motores 4, 6 e 8 cilindros, onde foi lançado com enfoque comercial bem diferente do americano, e apesar de não ter obtido grande sucesso de vendas, tornou-se lendário e hoje é cultuado por pessoas de várias idades. Vale ressaltar que o desenhista desse carro foi Tom Tjaarda, “pai” de outros ícones automotivos.
O modelo é muito desejado no mercado de clássicos do Brasil e foi um dos modelos que mais valorizaram na década de 2010, junto com a Volkswagen Kombi de primeira geração (1958-1970, ou também conhecida como Type 1 (Europa) ou Corujinha (Brasil).
No dia 17 de abril de 1969, o Maverick foi lançado por US$ 1.995, com 15 cores disponíveis e motores de 2,8 e 3,3 litros, ambos de seis cilindros. A Ford o anunciou como o veículo ideal para jovens casais, ou como segundo carro da casa. O estilo foi claramente copiado do Mustang, mas suavizado. O sucesso foi imediato e logo no primeiro ano foram vendidas 579.000 unidades, uma marca melhor do que a do Mustang.
Logo vieram outras versões, com apelo esportivo ou de luxo e motorizações diferentes, como os Maverick Sprint e Grabber. Em 1971, outra marca do grupo Ford, a Mercury, lançou o Comet, que basicamente era o mesmo Maverick com grade e capô diferentes. Os dois modelos fizeram sucesso mesmo depois do estouro da crise do petróleo, em 1973, apesar de neste período ter ficado evidente a necessidade de carros ainda mais compactos. Os dois modelos foram produzidos, com poucas modificações, até 1977.
- Motor V8 short block americano retificado
- Câmbio manual de 4 marchas totalmente revisado
- Kit de embreagem nova
- Acionamento de embreagem hidráulico
- Injeção Holley Sniper
- Cabeçote refeito com molas novas
- Coletor de admissão Edelbrock
- Comando Edelbrock
- Corrente de comando dupla Edelbrock
- Tuchos hidráulicos Edelbrock
- Alternador 110 amp cromado
- Mini motor de arranque
- Kit de polias de alumínio Bilits
- Kit de direção hidráulica
- Kit de ar-condicionado
- Radiador de alumínio
- Hélice 17″ inox
- Distribuidor Hei, cabos e velas novos
- Coletor dimensionado
- Escapamento 8×2 novo
- Amortecedores novos
- Kit de freio hidrovácuo moderno
- Válvula equalizadora de freio Wilwood
- Freio tudo novo, disco, pastilhas, cilindros, lonas
- Suspensão tudo nova, pivo, buchas e terminais
- Volante e farol de milha do GT
Carroceria
Carroceria sem ferrugens ou amassados, carro possui um bom alinhamento, suas portas, capo e porta malas abrem e fecham normalmente.
Pintura
Pintura laranja em bom estado, faz uma linda combinação com seu interior, atraindo diversos olhares por onde passa.
Interior
Possui seu interior original em couro preto, sem rasgos em bom estado de conservação.
Painel e Mostradores
Painel com lindo design sem trincas ou manchas, foi todo revisado e está funcionando normalmente.
Motor e Câmbio
Essa unidade possui um motor V8 e câmbio manual de 4 marchas, ambos funcionando normalmente.