Dacon foi uma fabricante de automóveis brasileira fundada por Paulo de Aguiar Goulart em São Paulo em 1964 e fechada em 1996.
A Dacon começou como distribuidor local da Porsche, mas depois que a importação de carros foi proibida em 1976, eles optaram por se tornar um distribuidor da Volkswagen. Em 1982 começaram a trabalhar num carro próprio, nomeadamente o pequeno Dacon 828 com motor traseiro. O nome deveria representar o ano em que foi iniciado (82) e ser o oitavo projecto da Dacon, mas também foi claramente escolhido para lembrar um do Porsche 928. Projetados pelo designer da Puma, Anisio Campos, os primeiros onze carros foram construídos na fábrica da Puma, e não pela própria Dacon.O pequeno Dacon 828 usava luzes traseiras Porsche e outras peças, e parecia particularmente um Porsche 928 visto de trás. Foi vendido de 1983 até julho de 1994, sendo vendidos apenas 47 carros. Ele era movido por um motor VW boxer-quatro de 1,6 litros conectado a uma caixa de câmbio de quatro marchas. Seus 65 cv (48 kW) eram suficientes para uma velocidade máxima de 142 km/h (88 mph), e uma versão movida a álcool com mais três cavalos de potência também estava disponível.
- Motor 1600
- Câmbio manual
- Interior em couro
- Rádio toca fita
- Rodas Dacon
- Pneus Goodyear
Carroceria
Carroceria sem amassados, ferrugem ou qualquer tipo de imperfeição. Faróis e lanternas estão em muito bom estado de conservação.
Pintura
Possui sua pintura na cor amarela em bom estado de conservação, sem riscos ou amassados, sua cor é muito elegante chamando bastante a atenção por onde passa.
Interior
Seu interior se encontra em bom estado, seus bancos, tapeçaria e todos os acabamentos em muito bom estado de conservação.
Painel e Mostradores
Painel original, sem trincas ou manchas, possui todos os botões e acabamentos em muito bom estado, instrumentos originais, funcionando normalmente.
Motor e Câmbio
Esse exemplar de Dacon 828 possui um motor VW 1600 e câmbio manual, ambos funcionando normalmente.