O Santana é uma variante da segunda geração do Passat na Alemanha. Este veículo, assim como outros projetos da linha VW/Audi, compartilhava sua plataforma com a segunda geração do Audi 80 de 1979, com diferenças sutis tanto no estilo quanto na tecnologia empregada.
Nas suspensões, era adotado o esquema “francês” de molas, com muitos elos, beneficiando o conforto em detrimento do comportamento dinâmico. O Santana, quando comparado com seu antecessor Passat, mostrava-se um tanto confortável, mas perdia boa parte da “vivacidade” e agilidade que caracterizaram o modelo de 1973. Porém, quando comparado com seu maior concorrente na época, o Chevrolet Monza, apresenta-se pouca coisa mais estável, porém, bem menos confortável.
A suspensão dianteira era do tipo McPherson e a suspensão traseira passava a adotar o mesmo conceito do Golf/Polo, com eixo traseiro de torção, mantendo o raio negativo de rolagem. A suspensão traseira trazia um bem-vindo efeito de estressante, pouco ou nada notado em situações extremas, devido isso ao uso de buchas “inteligentes”, cuja deformação nas curvas foi calculada de maneira a não permitir divergência da roda externa ou de apoio.
Em abril de 1984, a VW apresentava as primeiras séries especiais: a primeira foi o Passat GTS (Grand Tourism Sport), equipado com o motor 1.8. Alcançava velocidade máxima de 152,2 km/h e acelerava de 0 a 100 km/h em apenas 16,9 segundos. Tinha caracterização própria, com spoilers, bancos Recaro e rodas aro 13 com pneus 185/70. Neste mesmo ano, a VW do Brasil colocava o Santana no mercado, nas versões CS (Comfort Silver), CG (Comfort Gold) e CD (Comfort Diamond).
Fonte: Wikipédia
Primeira geração do Santana em sua versão de entrada, equivalente à segunda geração do Passat europeu
• Motor 1.8 e câmbio 5 marchas
• Rádio AM/FM Tucano 2 de época
• Tecido aveludado
• Indicador de mudança de marchas (econômetro)
• Relógio analógico
• Ventilador de três velocidades
• Ar quente
• Pára-choques com frisos finos cromados
• Rodas com calotas originais ou BBS com cor da Audi e pneus P44
• Faróis de milhas e neblina
• 12 mil km rodados
• Manual do proprietário
• Chave reserva
• Placa preta de colecionador
• Isento de IPVA
• Laudo cautelar aprovado
Carroceria
Chassi íntegro e em bom estado, com todos os componentes íntegros, sem ferrugem ou qualquer avaria.
Pintura
Íntegra, sem riscos ou problema estético. Tem uma cor bem bonita, em um cinza original de época.
Interior
Original em bom estado de conservação, Tapeçaria em bom estado de conservação, suas capas de porta soltou devido ao sol, normal com o tempo.
Painel e mostradores
Nada de problema em seus sistemas. Todos os relógios estão em bom estado e funcionando corretamente. Painel sem rachaduras.
Motor
Motor 1.8 e câmbio 5 marchas, funcionando corretamente e sem problemas.