Em 1990, um pacote especial de desempenho, conhecido como ZR1, foi adicionado à linha do Corvette C4. Os caracteres “ZR1” representavam simplesmente o código da opção, que também foi anexado ao nome do modelo. Teve suas raízes em um pacote de corrida que existiu por um período de três anos, de 1970 a 1973. As peças incluídas no ZR1, o “King of the Hill” (como foi apelidado na época) eram extremamente variadas e variavam desde suspensão e rodas até partes da carroceria, mas o verdadeiro coração estava no motor, o LT5. Ele combinava com o motor Corvette L98 padrão com cilindrada de 350ci e as mesmas dimensões de diâmetro e curso. No entanto, o bloco de cilindros eram feitos de alumínio e montado com cabeçotes DOHC de 4 válvulas co-desenvolvidos pela Chevrolet e Lotus. Esta foi a primeira vez que um motor DOHC de 4 válvulas foi equipado em um Corvette.
Utilizando a mais recente lógica de combustão, a potência liberada pelos cabeçotes DOHC foi surpreendente. O LT5 produziu 375 HP, em comparação com os 245 HP padrão. O ZR1 fez jus ao nome de “Pacote de Desempenho Especial” com seu preço incrivelmente alto e montagem sob um sistema de entrega restrito. Os blocos de cilindros foram fundidos por um fabricante terceirizado e os motores foram montados manualmente por artesãos experientes da MerCruiser, em Oklahoma. O preço do Corvette padrão era pouco menos de US$ 32.000. Somente o pacote opcional ZR1 custava mais de US$ 27.000. Um ano depois, o preço saltou para US$ 31.000, quase o dobro do preço de um Corvette padrão. Com baixo número de produção, 6939 unidades entre 1990 e 95, diz-se que mesmo com preços tão ousados, o ZR1 pouco deu lucro para a Chevrolet.
Embora o ZR-1 fosse extremamente rápido para a época, 0-60 mph (97 km/h) em 4,4 segundos e mais de 175 mph (281 km/h) de velocidade maxima, o enorme desempenho do motor LT5 foi conhecido por sua robustez. Como prova disso, um ZR-1 totalmente original, estabeleceu sete recordes internacionais e mundiais em uma pista de testes em Fort Stockton, Texas, em 1º de março de 1990, verificado pela FIA (Fédération Internationale de l’Automobile) para o grupo II, classe 11
24 HORAS, RECORDE MUNDIAL DE VELOCIDADE E DURABILIDADE
100 milhas (160 km) a 175,600 mph (282,601 km/h)
500 milhas (800 km) a 175,503 mph (282,445 km/h)
1.000 milhas (1.600 km) a 174,428 mph (280,715 km/h)
5.000 km (3.100 mi) a 175,710 mph (282,778 km/h) (Recorde Mundial)
5.000 milhas (8.000 km) a 173,791 mph (279,690 km/h) (Recorde Mundial)
12 horas de resistência a 175,523 mph (282,477 km/h)
24 horas de resistência a 175,885 mph (283,059 km/h) por 4.221,256 milhas (6.793,453 km) (Recorde Mundial).
- Motor V8 5.7 32 válvulas
- Câmbio manual de 6 velocidades
- 45.000 Km originais
- Freios ABS
- Pintura 100% original
- Sistema de áudio Delco-Bose AM/FM/CD/Cassete
- Bancos em couro originais
- Rodas originais 17″ x 9,5 (dianteira) 17″ x 11 (traseira)
- Pneus Mickey Thompson
- Totalmente revisado
- Acabamentos internos e tapeçaria nunca restaurados
- Placa de coleção final 4
- Isento de IPVA
- Chave reserva, estepe original sem uso e dois tetos, Targa (na cor do carro e fumê)
Carroceria
Esse belo exemplar se encontra com sua carroceria bem alinhada sem amassados, ferrugem ou qualquer tipo de imperfeição, suas portas e capo fecham normalmente, suas borrachas estão em bom estado, suas lanternas e faróis estão em muito bom estado de conservação.
Pintura
Cor vermelha original com um belo brilho, este carro chama a atenção não só por onde passa, mas até parado atrai olhares. A pintura está em muito bom estado, sem riscos ou queimaduras. Pintura original.
Interior
Essa bela unidade possui todo seu interior 100% original na cor preta, sem rasgos e em muito bom estado de conservação. Faz uma linda combinação com seu exterior.
Painel e Mostradores
Seu painel se encontra em bom estado de conservação sem qualquer tipo de imperfeição ou trincos, seus mostradores foram revisados e funcionam normalmente.
Motor e Câmbio
Esse belíssimo exemplar possui um motor V8 5.7 32v e câmbio manual de 6 marchas, ambos devidamente revisados e funcionando normalmente.