Gol é um automóvel da Volkswagen, desenhado no Brasil e comercializado em vários países sob diversas designações, dentre eles México e Argentina. Lançado em 1980, o Gol é considerado um dos maiores sucessos da Volkswagen do Brasil de todos os tempos. É também o primeiro e único carro produzido no Brasil a ultrapassar a marca de 5 milhões de unidades produzidas até hoje, tornando-se, em fevereiro de 2009, o primeiro e único a superar o Fusca em vendas. Nos mais de 40 anos de produção, teve mais de 8,5 milhões de unidades produzidas, sendo o carro mais vendido da história do Brasil. É, também, o modelo brasileiro mais exportado, com mais de 1,5 milhão de unidades vendidas para mais de 65 países – mesmo nunca tendo sido comercializado na Europa, onde a VW comercializa o Polo, do mesmo segmento que o Gol. Em 2010, a frota nacional do Gol atingiu 5.152.655 unidades, incluindo todas as versões em circulação do veículo. No mesmo ano, a Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais (CNSeg) divulgou em pesquisa que o Gol era o veículo mais roubado do Brasil com 21.907 registros.
Em 1989 foi lançada a série especial Star, apenas nas cores vermelho e branco. O interior possuía bancos comuns nas versões CL e GL, porém com forração especial inclusive nas portas e laterais, de tons cinza e vermelho com o logo Star nos bancos dianteiros. Possuía quadro de instrumentos com conta giros e relógio digital igual ao do Gol GTS, porém o painel em si era o mesmo da versão CL em tom cinza. Sua motorização AP-1800 a gasolina ou álcool, câmbio, sistema de escapamento com silencioso de dupla ponteira, carburação e freios eram os mesmos do Gol GTS. Já os faróis e lanternas vinham da versão GTi: fumês na traseira e brancos na dianteira. Possuía os borrachões laterais pretos da versão GL da época com frisos brancos que também eram utilizados nos dois para-choques. Possuía ainda frisos cromados em volta dos retrovisores externos, estes com as capas pintadas na cor do carro, inclusive a grade de refrigeração, que o identificava de longe. Tinha ainda os adesivos especiais nos paralamas dianteiros e na tampa traseira com a inscrição Star 1.8, vidros verdes, desembaçador, lavador, limpador traseiro, ar quente e rodas de aço aro 13 com calotas iguais do Gol GL na cor branca. Os acessórios e opcionais mais comuns ao Gol Star 1989 eram as rodas Pingo d’água aro 14 dos modelos GTi e GTS, volante “4 bolas” do Santana e faróis auxiliares embutidos na parte inferior do para-choque.
Fonte: Wikipédia
- Motor 1.8s álcool
- Câmbio manual
- Cabeçote retrabalhado
- Comando de válvulas 288
- Carburador Weber 40
- Coletor 4×1
- Bobina SPA gforce
- Barra interior anti torção
- Suspensão coilover
- Freios perfurados
- Cor vermelho Monarca Perolizado
Carroceria
Possui carroceria em muito bom estado de conservação, sem ferrugens ou amassados, com todos os parachoques originais, estrutura bem alinhada.
Pintura
Pintura na belíssima cor vermelho Monarca Perolizado, este carro chama a atenção não só por onde passa, mas até parado atrai olhares. A pintura está em muito bom estado, sem riscos ou queimaduras.
Interior
Seu interior está em bom estado, suas capas de porta, carpete e forro de teto estão em bom estado de conservação.
Painel e Mostradores
Seu painel está em bom estado de conservação sem qualquer tipo de imperfeição ou trincos, seus mostradores foram revisados e funcionam normalmente.
Motor e Câmbio
Essa unidade possui um motor 1.8s álcool e câmbio manual, ambos devidamente revisados e funcionando normalmente.