Esse carro
As wagons tem muitos admiradores, mas as montadoras praticamente decretaram o fim desse tipo de veículo, em detrimento primeiro das minivans (também quase desaparecidas) e agora dos SUVs. Mas existem wagons que não podem ser esquecidas, como a Volvo 850 T-5R, que comemora 25 anos de lançamento, um dos modelos mais interessantes da história da marca sueca. Mesmo indo contra tudo o que o marketing da marca trabalha em termos de sobriedade e segurança.
Mantendo-se fiel aos modelos que mais atenção chamavam nos seus estandes pelos Salões mundo afora, em 1994 a Volvo juntou-se à Tom Walkinshaw Racing (TWR) e juntas criaram a 850 Estate Super Touring Car para competir no “British Touring Car Championship” (BTCC).
O resultado na pista acabou não sendo nada especial (a equipe ficou em 8ª lugar entre os construtores), mas o retorno em termos de divulgação foi ótimo, afinal, era no mínimo curioso ver uma wagon nas pistas. Em 1995 ela até foi substituída pelo 850 sedã, mas a verdade é que a imagem daquela “caixa de sapato voadora” em ação ficou gravada no imaginário de muita gente, inclusive dos engenheiros suecos.
Assim, em 1995 a Volvo tomou mais uma decisão arrojada: criar uma versão esportiva e limitada da Volvo 850. Estava assim dado o pontapé inicial para o nascimento da Volvo 850 T-5R.
Originalmente batizada de 850 Plus 5, a Volvo 850 T-5R teve como ponto de partida a 850 T5 já existente, e contou com os conhecimentos da Porsche durante o seu desenvolvimento.
A Porsche concentrou a sua atenção, em especial, na transmissão e motor. Este último, o valente B5234T5, que distinguia-se dos demais pelos cinco cilindros em linha e tinha 2.300 cm3 de capacidade cúbica. Após a intervenção da Porsche, que aplicou uma nova ECU da Bosch, passou a ter 240 cv de potência máxima e 33 mkgf de torque, ao invés dos 225 cv e 30 mkgf do T5 “normal”.
Fonte: autoetecnica
Preto com interior em couro e Alcântara
• Motor 2.4 com 250 cv
• Bancos em couro e Alcântara
• Aerokit original para choques, saias e spoiler
• Teto solar
• Rodas 17″ 5 raios grafite com pneus Dunlop novos
• Radio original
• 104 mil km rodados
• Câmbio automático
• Chave reserva
• Placa final 9
• Isento de IPVA
• Acompanha peças de reposição
Carroceria
Carroceria original sem ferrugens, sua portas abrem e fecham bem.
Pintura
Pintura original preta, com pequenas marcas de uso e do tempo, possui um bom brilho fazendo um lindo conjunto com interior preto.
Interior
interior original de couro, com marcas de uso e do tempo, suas capas de portas, caspas de banco, carpete e forro de teto com marcas de uso e do tempo.
Painel e Instrumentos
Painel original, com marcas de uso e do tempo com acabamento em madeira, seus instrumentos estão todos funcionando perfeitamente.
Motor
O valente B5234T5, cinco cilindros em linha e tinha 2.300 cm3 de capacidade cúbica. ECU da Bosch, com 240 cv de potência máxima e 33 mkgf de torque
Rodas e Pneus
Rodas originais de Liga leve com um lindo design Rodas 17″ 5 raios grafite com pneus Dunlop novos sem riscos ou amassados.