No início dos anos 80 a família Gol já possuía um relativo sucesso mas faltava algo, sendo que a Fiat e Ford já tinham suas respectivas pick-ups “Fiorino” e “Pampa”, e a Volkswagen vendo esta necessidade, após o árduo desenvolvimento era lançada em setembro de 1982 a Saveiro. O nome foi inspirado em uma embarcação nordestina que transporta passageiros e carga fazendo jus a funcionalidade do carro. Lançada com o DNA do Gol, o velho motor boxer 1.6 refrigerado a ar, um motor confiável porém ultrapassado, seus concorrentes eram mais modernos e tinham refrigeração a água, a VW introduziu o propulsor refrigerado a água na linha 1985. Também foi fabricada com motorização diesel, exclusivamente para exportação pois a legislação brasileira na época já proibia o uso deste combustível em veículos de passeio, permitindo apenas em utilitários com capacidade de carga superiora 1000 kg ou com tração nas 4 rodas e reduzida, Para exportação recebeu os motores 1.5, 1.6 vindo da Kombi Diesel e o 1.9 originário do Golf. Até hoje são muito procuradas e valorizadas as adaptações feitas por proprietários com o motor 1.6 da Kombi Diesel, visto que seu consumo é muito baixo (atingindo 20 km/l na cidade). Há versões desta também com cabine dupla feita por concessionárias. Era o utilitário leve mais vendido do Brasil até em 2002, quando perdeu o posto para a Fiat Strada.
No início de 2010 a pick-up estreou a sua quinta geração seguindo o mesmo caminho do Novo Gol e Novo Voyage, assim tentando recuperar a liderança nesse segmento. Atualmente a Fiat Strada lidera absolutamente na categoria. A Chevrolet Montana, era a segunda colocada, a VW Saveiro vinha logo em terceiro, já em maio de 2010 a Saveiro conseguiu chegar na segunda posição de utilitários vendidos, alcançando 5.649 emplacadas, três posições abaixo de sua principal concorrente a Fiat Strada.
- Motor VW AP 1.8
- Completamente restaurada By Deni Studio
- Rodas de liga leve
- Para-choques envolventes
- Faróis de neblina
- Retrovisores da linha Santana anos 80
- Largo friso lateral, emborrachado
- Painel satélite com mostradores em escala circular
- Volante espumado de 4 raios
- Câmbio manual de 5 marchas
- Porta malas 870 Litros
Carroceria
Este veículo está completamente alinhado, sem ferrugens e nunca batido. Essa Saveiro possui sua carroceria sem qualquer detalhe comprometedor. O chassi é original e extremamente conservado.
Pintura
Pintura na cor vermelha de fazer inveja, está muito bem conservada, com o brilho natural. Não há avarias em sua pintura.
Interior
Seu interior está em muito bom estado, sem rasgos ou imperfeições, suas capas de porta, carpete e forro de teto estão em muito bom estado de conservação.
Painel e Mostradores
Seu painel está em muito bom estado de conservação sem qualquer tipo de imperfeição ou trincos, seus mostradores foram revisados e funcionam normalmente.
Motor e Câmbio
Essa unidade possui um motor VW 1.8 e câmbio manual, ambos devidamente revisados e funcionando normalmente.