O Jimny é um utilitário esportivo de porte mini com tração 4×4 produzido pela Suzuki. Lançado oficialmente no Japão em 1970, hoje é vendido em 188 países e regiões do mundo. No passado, em muitos desses locais, algumas de suas gerações anteriores receberam nomes diferentes, tais como Samurai e Sierra. Atualmente, seu nome original japonês (Jimny) já é adotado na maioria dos mercados.
A história dos carros Suzuki com tração nas quatro rodas começou na segunda metade da década de 1960, quando a Suzuki comprou um Steyr-Puch Haflinger para estudar com a intenção de construir um veículo off-road da classe kei. Uma oportunidade melhor se apresentou em 1968, quando a Suzuki conseguiu comprar a falida montadora japonesa Hope Motor Company, que havia introduzido um pequeno veículo off-road chamado HopeStar ON360. A pequena empresa Hope não conseguiu entrar na produção em série e apenas cerca de 45 foram fabricados. O primeiro veículo com tração nas quatro rodas da marca Suzuki, o LJ10 (Light Jeep 10), foi lançado em 1970. O LJ10 tinha um motor de dois cilindros em linha de 359 cc, refrigerado a ar, dois tempos.motor. O LJ20 refrigerado a líquido foi introduzido em 1972 com o resfriamento alterado devido aos regulamentos de emissão recém-aprovados e ganhou 3 cv. Em 1975, a Suzuki complementou o LJ20 com o LJ50, que tinha um motor maior de 539 cc, dois tempos, três cilindros em linha e diferenciais maiores. Isso foi originalmente direcionado para o mercado australiano, mas mais exportações logo se seguiram.
O Jimny8/LJ80 era uma versão atualizada do LJ50 com um motor de quatro cilindros em linha de 800 cc, quatro tempos, seguido pelo Jimny 1000/SJ410 e Jimny 1300/SJ413. Uma versão atualizada do SJ413 ficou conhecida como Samurai e foi a primeira Suzuki oficialmente comercializada nos Estados Unidos. A série de SJ410 a SJ413 era conhecida como Sierra na Austrália e permaneceu como Jimny em alguns mercados.
O novo Jimny foi lançado em 1998 e agora leva o mesmo nome em todos os mercados. A versão de 1998 usou o motor G13BB EFI, substituído pelo motor M13AA EFI em 2001 e o motor M13AA com distribuição variável de válvulas em 2005, em conjunto com um pequeno redesenho interior.
- Motor 4 cilindros 1.5
- Direção elétrica
- Câmbio automático
- Vidros elétricos
- Ar-condicionado
- Rodas de liga leve
Carroceria
Suas portas e capô fecham normalmente, suas borrachas estão em bom estado, suas lanternas e faróis estão em muito bom estado de conservação.
Pintura
Sua pintura verde possui um belo brilho e se encontra em bom estado de conservação, atraindo diversos olhares por onde passa.
Interior
Seu interior original está em bom estado de conservação, sem rasgos ou imperfeições, suas capas de porta estão em muito bom estado.
Painel e Mostradores
Painel original, sem manchas ou riscos, com todos acabamentos e botões. Tudo funcionando normalmente.
Motor e Câmbio
Essa unidade possui um motor 4 cilindros 1.5 e câmbio automático, ambos devidamente revisados e funcionando normalmente.