L´AUTOMOBILE VENTURA LES – 1980

Marca LAutomobile
Modelo Ventura
Ano 1980
Km 31.500
Local São Paulo
Vendido Sim
Preço A combinar

História do Carro

A L’Automobile Distribuidora de Veículos Ltda. foi fundada em 1975 em São Paulo (SP) no bairro paulistano de Indianópolis, pelos argentinos Claudio Campuzzano e Guillermo Pardo, com o objetivo de fabricar réplicas de automóveis históricos.

Seu primeiro produto foi uma réplica do Alfa Romeo 8C 2300 Monza 1931, construída sobre o conjunto mecânico do VW Brasília e que surpreendeu pelo elevado padrão de qualidade.

No XI Salão do Automóvel, em 1978, a L’Automobile apresentou sua segunda criação, cujas linhas são creditadas ao engenheiro Mario Bellato Jr., o cupê 2+2 Ventura, sobre plataforma Brasília equipada com o motor da Variant II.

De linhas elegantes, acabamento artesanal bem cuidado, entrego de materiais de alta qualidade (painel de instrumentos completo, revestimento interno em couro e cintos retráteis de três pontos0) além de oferecer itens raros à época, como: toca-fitas com antena elétrica, ar-condicionado, vidros elétricos e teto solar deslizante, diferenciava o Ventura dos demais fora de série de sua época.

Com apenas 4,14 metros de comprimento, aparenta o mesmo porte de um Puma GTB S2.

A produção inicial foi de oito unidades mensais, além do mercado nacional o Ventura conseguiu satisfazer europeus e americanos, um feito para um fabricante brasileiro.

Em abril de 1981, já dispondo de novas instalações em São Bernardo do Campo, a empresa adquiriu o controle da Tander Car, completando sua linha com um buggy e outros veículos menos sofisticados e de menor preço. Com a compra, a produção mensal da L’Automobile atingiu a média de 60 unidades.

No início de 1983, com a produção reduzida a um terço, os proprietários da L’Automobile decidiram desfazer a sociedade e colocaram à venda moldes e projetos de seus carros.

Sua sucessora, L’Auto Craft Montadora de Veículos Ltda., praticamente sem descontinuidade retomou a fabricação em novas instalações, em Barra do Piraí (RJ). Todos os modelos foram mantidos em linha e o Ventura com motor Passat foi relançado como modelo GTS.

Entre bugues, réplicas e cupês a L’Auto Craft produziu alguns dos automóveis mais interessantes do país. A empresa encerrou suas atividades em 1991, sendo um dos últimos fabricantes independentes a resistir à invasão dos importados, antigos símbolos de status e exclusividade.

Infelizmente não existe informação precisa do número de carros produzidos, muita coisa se perdeu no tempo. O Ventura está cada vez mais raro e valorizado, dentro e fora do Brasil.

• Chassi WV;
• Motor ​WV traseiro, 4 cilindros boxer, 1.584 cm³, dois carburadores de corpo simples;
• Câmbio ​manual de 4 marchas, tração traseira;
• Freios a disco nas rodas dianteiras e tambor nas traseiras;
• Bancos de couro;
• Rádio Motorola de época;
• Pneus:​185/70 R14.

Carroceria

Sua carroceria em fibra  está em  muito bom estado, suas portas, capo e porta malas fecham perfeitamente, suas borrachas estão em bom estado, suas lanternas e faróis estão em ótimo estado de conservação.

Pintura

A pintura na cor verde, em bom estado com pequenos detalhes de uso e do tempo.

Interior

Painel e Mostradores

Rádio

Porta-Malas

Seu porta malas está em muito bom estado, grande e espaçoso, um show em espaço interno.

Galeria de Fotos

1980 Mercedes-Benz 300D

Whatsapp

ex: 1910
ex: 2022

ex: 10.000
ex: 2.000.000
Enviar proposta para
L´AUTOMOBILE VENTURA LES – 1980