Um dos maiores orgulhos nacionais, porque foi uma das tentativas que deram certo de o Brasil desenvolver um veículo esportivo. Claro que estamos falando de um carro com aparência de esportivo, o Volkswagen SP 2, este, de 1975.
No entanto, os europeus simplesmente ficaram fascinados com ele, tanto que o museu da Volkswagen, na Alemanha, tem um exemplar desta coisinha incrível.
Ok, o carro não tem toda a potência que gostaríamos, mas nem foi preciso. Conquistamos portanto pelo design. É um carro completamente diferente, até hoje. Mesmo hoje o design parecido não existe. Nada mal para brasileiros que montaram ele em cima da plataforma e mecânica de Fusca, não é mesmo?
Volkswagen SP 2 – carroceria
Veiculo íntegro, pois sua lataria não tem ferrugem, amassados ou qualquer avarias. Há peças completamente originais nele, como o para-choque ainda de borracha, os refletores laterais são ainda os de fábrica e todo perfeito. Sobre alinhamento, não há o que falar. De estética este veículo não tem nada para fazer.
Pintura
Esta cor é um bodeaux metálico, do primeiro ano de independência da montadora matriz. Desta forma, esta unidade tem uma pintura não comum para os Volkswagen SP 2 da época, tornando-o exclusivo.
Motor
Falando de motor, este Volkswagen SP 2 está equipado com um Volkswagen 1700 matching number, com excelente funcionamento e sua potência em dia.
Interior
Coisa rara de se ver em um veículo assim, que teve uma produção considerada baixa durante os anos em que esteve no auge. O interior é todo original, com especificações técnicas originais de fábrica e em ótimo estado de conservação. Suas alavancas funcionam normalmente, a tapeçaria é limpa e muito bem cuidada, bem como os bancos.
Ainda no interior, o painel ainda é o original, sem trincas e avarias comprometedoras. O sistema elétrico do painel está ok; fiação, luzes, relógios; mostradores, tudo em ordem.
Transmissão
Este carro tem sua transmissão com câmbio manual e original de fábrica, com as marchas funcionando corretamente.
Roda e pneus
Rodas originais do carro, e pneus novos, em ótimo estado. Alinhadas e balanceadas. Não há problemas em sua estrutura, desde os eixos até os suspensão.