A Ferrari é muito mais do que uma montadora — é uma religião. Com sua história no mundo da velocidade, a marca italiana de carros fundada por Enzo Ferrari consegue conquistar o coração de qualquer um, incluindo aqueles que relutam. É como fiz Sebastian Vettel, tetracampeão mundial de Fórmula 1: “Todo mundo é fã da Ferrari, mesmo quem diz que não é. Eles são fãs da Ferrari”. Viver o mundo Ferrari é o sonho de qualquer Tifosi. E se conectar com a história da montadora e da escuderia pode ser mais fácil do que você imagina. A The Garage Warehouse selecionou oito lugares que todo fã da Ferrari precisa conhecer uma vez na vida. Confira:
por The Garage
Fundador The Garage
Museu Ferrari
O Museu Ferrari é uma parada obrigatória para quem gosta de carros. Localizado em Maranello, na Itália, onde fica a fábrica-mãe da Ferrari, o museu conta com alguns dos carros mais interessantes da história na marca, seja no automobilismo ou nas rodovias comuns.
Seu acervo conta com carros históricos e super famosos da fabricante, como os clássicos esportivos F40, F50, GTO, Enzo e La Ferrari, além de outros mais recentes, como a SF90XX Stradale. E para os Tifosis, o museu conta com uma vasta gama modelos icônicos usados nas pistas de corrida, usados por alguns dos maiores nomes da escuderia, como Alberto Ascari, Juan Manuel Fangio, John Surtees, Niki Lauda, Sebastian Vettel, Kimi Räikkönen e o grandioso heptacampeão Michael Schumacher.
No entanto, o museu vai além de apenas uma exibição de carros e insere o fã da montadora entre alguns objetos históricos na sala das vitórias, com troféus e capacetes dos pilotos da equipe, e até mesmo uma cópia exata do escritório de Enzo Ferrari. E para aqueles que procuram uma experiência imersiva, a exposição ainda conta com uma galeria multimídia interativa, com painéis que contam a história da Ferrari, além de simuladores de pilotagem por circuitos clássicos, como Monza e Ímola.

Museu Casa Enzo Ferrari
A cerca de 50 minutos de Maranello, na cidade de Modena, existe outro lugar para conhecer um pouco mais sobre a história da Ferrari — ou melhor, de seu fundador. O Museu Casa Enzo Ferrari foi construído na casa onde Enzo nasceu, em 1898, e na oficina mecânica de seu pai, Alfredo, que foram restaurados para exibir objetos pessoais do fundador, como sua escrivaninha, máquina de escrever e fotografias.
E para quem gosta de carros, a exposição ainda conta com dezenas de modelos especiais da marca italiana, incluindo esportivos e supercarros dentre 1947 e 2022, indo da Ferrari 125 S, primeiro carro da montadora, até a Purosangue. Seu acervo ainda conta com carros de corrida históricos da região de Modena, todas de marcas relacionadas a Ferrari, como Maserati, De Tomaso, Stanguellini e Pagani, além de uma exibição de motores da marca — incluindo V8s, V12s e até mesmo da Fórmula 1.

Fábrica da Ferrari e Circuito de Fiorano
Para ter a verdadeira experiência Ferrari, você pode visitar o lugar onde tudo nasce; sua fábrica. Localizada em Maranello, é lá onde os modelos que vemos nas ruas e nas pistas de corrida são projetados. Para conseguir visitar, é preciso comprar ingressos de um tour panorâmico no site dos museus da Ferrari, para dar uma volta de ônibus pelo lado de fora da fábrica.
E para ter uma experiência completa, o tour irá te levar para dar uma volta no Circuito de Fiorano, pista privada que a Ferrari usa para testar todos os seus carros, sejam eles de rua ou de corrida. O local foi construído pelo próprio Enzo Ferrari, que também tinha uma casa próxima ao circuito e gostava de ver os carros passando por sua janela.


Ristorante Cavallino
Caso fique com fome após sua visita pela fábrica da Ferrari, você pode fazer um “pit stop” no Ristorante Cavallino, localizado em frente a sede da marca. Fundado por Enzo Ferrari nos anos 50, o restaurante carrega a essência dos cavalos rampantes através da culinária.
É por lá que alguns engenheiros e trabalhadores da montadora gostam de almoçar com seus convidados, amigos e colaboradores. O local também é conhecido por oferecer uma experiência deliciosa para acompanhar corridas da Fórmula 1. E claro, você também pode curtir o melhor da gastronomia italiana em um local temático e rodeado de história.


Ristorante Montana
Se você quer viver uma verdadeira experiência imersiva no mundo do automobilismo, você precisa conhecer o Ristorante Montana — o verdadeiro restaurante favorito com pilotos de Fórmula 1 quando estão em Maranello. Localizado a poucos metros de Fiorano, o restaurante da chefe Rossella Giannini já atraiu pilotos como os brasileiros Felipe Massa e Rubens Barrichello, além de Sebastian Vettel, Kimi Räikkönen, Fernando Alonso, Carlos Sainz e Lewis Hamilton para uma refeição.
No entanto, ninguém gostava mais do Montana do que Michael Schumacher, que desenvolveu uma grande amizade com Rossella e sua família. O prato favorito do heptacampeão era o Taglietelle com ragu de carne de porco, mas você pode experimentar outras iguarias da culinária modenesa.
O Montana ainda oferece uma experiência imersiva para os fãs da Ferrari, já que suas paredes são cobertas de objetos relacionados com a equipe de alguma forma. Entre eles estão capacetes, macacões, troféus, garrafas de champanhe, recados e fotos de grandes pilotos da escuderia.

Autódromos de Monza e Ímola
Não há nada como assistir uma boa corridas nas casas da Ferrari. Anualmente, os autódromos de Monza e Ímola são tomados pelo mar vermelho dos Tifosis, que levam seu coração para a pista para torcer pelos pilotos da escuderia. Não é à toa que todo ferrarista sonha em assistir uma corrida na Itália para viver a verdadeira paixão pela equipe na Fórmula 1.
Monza
Em Monza, a pressão sobre a Ferrari para vencer em casa e na pista mais tradicional da Itália é sempre grande, e os fãs sempre estão preparados para vibrar com a aceleração de pilotos como Charles Leclerc e Lewis Hamilton.

Ímola
Já em Ímola, no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, os pilotos são colocados para testar suas habilidades em uma das pistas mais técnicas da Fórmula 1, que exige uma estratégia impecável da Ferrari para trazer a glória para casa. A pista ainda tem um apelo memorial para os brasileiros por ser o local o acidente fatal de Ayrton Senna em 1994.


Acompanhe nosso Instagram e fique por dentro das novidades.
Faça a estrada valer a pena!