O cobiçado Mercedes 300SL Roadster foi criado graças ao influente importador de veículos Max Hoffman, que viajou para Stuttgar, Alemanha, e convenceu os executivos da Mercedes-Benz a usar seu cupê 300SL com portas de abertura vertical, de 1954, como modelo para que fosse desenvolvido um novo roadster para os americanos. Modificações no Mercedes 300SL Original […]
por Murillo Cerchiari
Fundador The Garage
O cobiçado Mercedes 300SL Roadster foi criado graças ao influente importador de veículos Max Hoffman, que viajou para Stuttgar, Alemanha, e convenceu os executivos da Mercedes-Benz a usar seu cupê 300SL com portas de abertura vertical, de 1954, como modelo para que fosse desenvolvido um novo roadster para os americanos.
Modificações no Mercedes 300SL Original
O carro, que fez enorme sucesso ao ser apresentado no Salão do Automóvel de Genebra, em 1957, manteve o motor do 300SL original, mudando apenas a sua posição (foi inclinado para a esquerda) para caber embaixo do capô, que fora rebaixado.
Entretanto a parte externa e toda sua estrutura passaram por grandes modificações, a começar pela transformação do cupê em um conversível. A tubulação também foi alterada, visto que, para manter sua rigidez e possibilitar a instalação de portas convencionais, precisou ser inserida na metade de baixo do chassi.
Com essas alterações, o carro ficou 35 kg mais pesado, o que motivou a inserção de um motor modificado que produzia 20 cv a mais de potência e tinha um eixo traseiro rebaixado para melhorar a direção. Outras mudanças que caracterizaram o Mercedes 300SL Roadster foram o aumento dos para-choques e dos faróis, a diminuição da grade frontal e uma curva mais acentuada à forma do para-brisas.
Tanto o 300SL, destacado por suas portas de abertura vertical, como o roadster, estiveram à frente do seu tempo e foram os primeiros carros a terem injeção de combustível de porto. Por essas e por outras, esses dois modelos foram os que melhor representaram a estrela de três pontas da marca.