A compra do Triumph Model 3TA pelo Exército Real Holandês em 1966 foi um pedido de vários milhões de florins. Os especialistas ainda discutem sobre o número correto de bicicletas compradas, mas os números ficaram na faixa de 1.200 a 1.500. As máquinas serviram até 1988, quando as sobreviventes restantes foram vendidas. Dentro do Triumph Owner Club Nederland (TOCN), o grupo de proprietários 3TA é o único, mas o maior. O maior grupo são os proprietários dos T140s dos anos setenta, seguidos pelos 200 proprietários 3TA, um número considerável para um clube com um total de 1200 membros.
Além disso, ainda há demanda por 3TAs e peças, o que se pode concluir pelos anúncios.
Muitas pessoas querem uma moto vintage simples, fácil de manter e que não dê muitos problemas.
O 3TA atende a esses requisitos. Para o exército holandês, o modelo civil foi ligeiramente adaptado, por exemplo, montando um carburador Solex, um assento individual, um tubo de escape dois em um e bolsas militares de couro. A moto era pintada de verde militar, mas basicamente era uma 3TA comum. (Nota: a caixa de câmbio foi fornecida com marchas WR (Wide Range) para uma relação de transmissão diferente para poder andar fora da estrada). O 3TA nasceu em Meriden; foi a primeira unidade construída e recebeu o apelido de “Twenty One” referindo-se ao 21º aniversário da Triumph Engineering Company e às 21 polegadas cúbicas, a notação americana para 350 cc.
Os primeiros modelos da 3TA civil eram dotados de chapa de aço, a famosa “banheira”.
Gradualmente, o revestimento desapareceu, levando a um 3TA que parecia cada vez mais vazio.
Até o final de 1966, a nacele (interruptores e velocímetro de farol integrados) permaneceu.
No entanto, o 3TA teve algumas ideias inteligentes incluídas, como o assento solo articulado e a construção da unidade. O fato de o quadro ser robusto o suficiente para um motor de 18 HP era quase comum naquela época. As motocicletas eram de design de baixo custo e não construídas para serem robustas. Houve até um período em que a Triumph eliminou o tubo da estrutura superior, já que o tanque de gasolina foi projetado como parte da estrutura de suporte e deveria absorver as tensões, mas essa mudança de design foi rapidamente revertida. É um fato conhecido que os 3TAs civis tinham uma baixa capacidade rodoviária, apesar do baixo peso. Em comparação com os 3TAs civis, o desempenho do 3TA do exército foi superior, não apenas por serem as últimas unidades de uma grande série, mas também pela atenção que Doug Hele deu tanto ao garfo telescópico quanto ao garfo oscilante na época
Outras melhorias foram feitas pela construção de canais de óleo e válvulas de retorno.
A 3TA do exército foi a primeira bicicleta em que o garfo oscilante foi firmemente montado no quadro.
Apesar de suas deficiências, a 3TA continua sendo uma excelente moto e fácil de restaurar.
- Motor 350cc
- Câmbio manual de 4 marchas
- Freios a tambor dianteiro e traseiro
- Placa preta
Quadro
Quadro em muito bom estado, com todos seus componentes em bom funcionamento.
Pintura
Sua pintura na cor verde militar se encontra em muito bom estado de conservação.
Bancos
Bancos confortáveis na cor preta, em muito bom estado de conservação, contrastando com sua cor exterior.
Painel e Mostradores
Todos os sistemas em bom funcionamento, sem problemas com relógios, marcadores e afins. Sistema muito bem cuidado e íntegro.
Motor e Câmbio
Essa unidade possui um motor 350cc e câmbio manual de 4 marchas, ambos funcionando normalmente e em muito bom estado.