Estilo de vida é algo que muitos de nós gostaríamos de ter. Mas, enquanto alguns têm estilos de roupas e cortes de cabelo, que retratam um conceito histórico ligados à moda, há um outro grupo de pessoas emergentes: os antigomobilistas. Pois é, neste post você descobrirá quem são essas pessoas e o que é antigomobilismo. […]
por Murillo Cerchiari
Fundador The Garage
Estilo de vida é algo que muitos de nós gostaríamos de ter. Mas, enquanto alguns têm estilos de roupas e cortes de cabelo, que retratam um conceito histórico ligados à moda, há um outro grupo de pessoas emergentes: os antigomobilistas. Pois é, neste post você descobrirá quem são essas pessoas e o que é antigomobilismo.
Mas, além disso, neste post você vai descobrir tudo sobre o estilo de vida dos apaixonados por carros antigos, o que é antigomobilismo no Brasil, as boas práticas do antigomobilista e o que fazer para se tornar um antigomobilista.
O que é antigomobilismo no Brasil
Em todos os anos no Brasil mais pessoas surgem com olhares apaixonados sobre os carros de outrora. Carros que remontam uma história antes da Guerra e pós-Guerra Mundial.
Mas, sobretudo, os brasileiros têm muitas referências pelos muscle cars norte-americanos. Esses carros desenvolvidos pela indústria dos Estados Unidos, nos quais podiam demonstrar superioridade de matérias primas e em potência.
Com isso, pelo passar das décadas, uma geração de construtores de carros aqui no Brasil tiveram a preferência por motores cada vez mais potentes.
No entanto, o que é antigomobilismo no Brasil? É uma geração que revive a época, seja no estilo de vida, preservando a história do carro da época; as cores, a originalidade, os passeios… e, sobretudo, a restauração dos carros com o fim de manter viva sua história.
Por isso, todos os anos surgem pessoas com o sonho de conquistar um carro antigo, manter a originalidade e praticar o comércio sobre esses carros. Isso é ser um antigomobilista.
E pegando esse gancho, vamos falar o sobre:
As boas práticas do antigomobilista
Exatamente como falamos acima, o antigomobilista é alguém que escolhe preservar historicamente o estilo e período dos carros antigos.
Consequente, essa prática consiste em buscar a originalidade de um carro de época, participar de um clube voltado aos carros antigos, estudar sobre restauração de carros e praticar o comércio honesto.
Ou seja, o antigomobilista precisa aprender sobre curadoria, termos técnicos sobre peças e funcionalidades dos veículos. Por exemplo, não é de duvidar de que a casa do apaixonado por antigomobilismo também é cheia de objetos antigos de qualquer época. Muitos até decoram as casas com peças de carros.
Como me tornar um antigomobilista
Primeira atitude a tomar para ser um antigomibilista e saber de fato o que é antigomobilismo, é ir a eventos de exposição de carros antigos.
É o mesmo princípio sobre ser motoqueiro e motociclista. O primeiro é o profissional que trabalha com a moto. O segundo é aquele que vive o estilo, que só pilota moto, que viaja de moto e que participa de um moto clube.
Portanto, além de eventos de carros antigos, compre o seu carro antigo. Reserve dinheiro para comprá-lo e, princialmente, se associe a um clube de carros antigos.
Nele você receberá orientações, participará de passeios, terá portas abertas para negócios relacionados e não relacionados a carros antigos.
Quer saber mais sobre o que é antigomobilismo? Venha conhecer a The Garage. Chame no WhatsApp para a agendar uma visita e conhecer os carros da garagem secreta no centro de São Paulo.
The Garage – Seu carro está por aqui. Descubra.