O projeto Pagani Utopia, que visa desenvolver um carro para substituir o Huayra dentro da marca italiana, foi apresentado anos atrás com o nome C10. Por fim, a versão definitiva do supercarro viu a luz e alivia um modelo que estava no mercado desde 2011 através de diferentes edições. É a terceira geração de produto da Pagani Automobili, empresa que iniciou sua jornada comercial com o […]
por Murillo Cerchiari
Fundador The Garage
O projeto Pagani Utopia, que visa desenvolver um carro para substituir o Huayra dentro da marca italiana, foi apresentado anos atrás com o nome C10. Por fim, a versão definitiva do supercarro viu a luz e alivia um modelo que estava no mercado desde 2011 através de diferentes edições. É a terceira geração de produto da Pagani Automobili, empresa que iniciou sua jornada comercial com o Zonda (1999) e obteve grande sucesso pelo seu nível de desempenho, seu refinamento no design, bem como seu grau de luxo e exclusividade .
O Utopia é, como todas as criações do argentino Horacio Pagani até hoje, um biposto com motor a gasolina em posição central-traseira e disposto longitudinalmente. Este motor é um V12 biturbo de 6.0 litros projetado com base em um bloco original da Mercedes-AMG. Os dois bancos de cilindros formam um ângulo de 60º. Produz um máximo de 864 cavalos de potência e 1.100 Nm de torque, mas como de costume, nem a empresa nem seu CEO e fundador comunicaram seus números de desempenho dinâmico, embora se espere que sejam extraordinários considerando seu peso: 1.280 kg vazio, o que é muito pouco e foi alcançado usando massivamente a fibra de carbono. O motor em questão, que não possui nenhum tipo de suporte elétrico, pode ser associado a uma caixa robótica de 7 velocidades ou a uma transmissão manual com o mesmo número de velocidades.
Fonte: Carwow