24 de maio de 2016 - Novidades

Porsche – História do Esportivo de Luxo

A história do Porsche, um carro tão famoso no mundo inteiro, começou antes mesmo de ser fundada a fábrica de automóveis da marca, quando o engenheiro e piloto de testes Ferdinand Porsche projetou o modelo Lohner Porsche, que foi exibido na Exposição Mundial de Paris em 1900. Criador também do Type 32, considerado o protótipo do Fusca […]

por Murillo Cerchiari

Fundador The Garage

A história do Porsche, um carro tão famoso no mundo inteiro, começou antes mesmo de ser fundada a fábrica de automóveis da marca, quando o engenheiro e piloto de testes Ferdinand Porsche projetou o modelo Lohner Porsche, que foi exibido na Exposição Mundial de Paris em 1900. Criador também do Type 32, considerado o protótipo do Fusca (Volkswagen) e do Austro-Daimler Sascha, ambos de 1922, Ferdinand fundou o escritório de engenharia da empresa em 25 de abril de 1931, na cidade de Stuttgart, Alemanha.

Volkswagem Type 32
Type 32

 

Entretanto, devido à Segunda Guerra Mundial, a produção em série teve início apenas em 1946 pela Volkswagen. Já no final da guerra, em Dezembro de 1945, Ferdinand Porsche foi preso na França, sendo mantido na prisão por 20 meses sem julgamento. Em 1948, com a transformação do escritório de design em uma fábrica, por Ferry Porsche, filho de Ferdinand, o Porsche conquistou seu espaço no mundo dos carros esportivos.

1951 – Porsche 356 Light Metal Coupe

1951 Porsche 356 Light Metal Coupe

Então, em 8 de junho de 1948, nasceu o Porsche 356, carro que em 1951 conquistaria o seu primeiro título internacional em corridas automobilísticas na França.

1964 – 1973 Porsche 911/912

O Porsche 911, um dos modelos mais charmosos da marca, começou a ser produzido em 1964. Inicialmente era identificado como “Porsche 901” (número interno do projeto), mas a Peugeot se opôs, visto que os nomes de seus carros eram sempre compostos por dois números com um zero entre eles. Assim, antes do início da produção, o novo modelo mudou para “911”. Posteriormente este exemplar passou por diversas modificações e frequentemente lança novas séries.

1970 Porsche 914-6
1970 Porsche 914-6

A partir de 1971, com a inauguração do Centro de Desenvolvimento e de Produção em Weissach, a marca apresentou diversas inovações: aros de magnésio como itens de série no modelo 914, frisos em magnésio e barra anticapotagem ajustável no modelo de competição 917, cintos de segurança de três pontos colocados como itens de série e tornou-se a primeira fábrica de carros no mundo a usar como padrão carrocerias de aço galvanizado.

1973 Porsche Carrera RSR
1973 Porsche 911 RSR

No decorrer dos anos vários carros da Porsche marcaram época e fizeram história, como, em 1975, o Porsche 924, que foi o primeiro modelo produzido com eixo transversal, e o 930 (911 Turbo), a primeira versão turbinada da linha 911, tendo como peculiaridade o formato da carroceria com para-lamas mais largos (para acomodar pneus mais largos) e um spoiler traseiro. Esse modelo foi chamado na Europa de Porsche 911 Turbo e comercializado na América do Norte como Porsche 930.

Outros que marcaram época foram o 944, em 1986, primeiro carro europeu com airbags de série para motorista e passageiro a ser vendido nos EUA, e o 959, modelo criado especialmente para a participação em ralis. O Porsche 959, que competia na classe “b”, chegou a participar do famoso Paris-Dakar, vencendo-o em 1986 (a Porsche foi a única fabricante de carros a vencer todas as corridas e campeonatos que participou). Posteriormente, por exigências da FIA, alguns carros do modelo 959 foram adaptados para uso comum.

Contudo, o grande ícone da marca continua sendo o 911, que é o modelo com o maior número de versões fabricadas e responsável por algumas inovações tecnológicas da Porsche, como o câmbio Tiptronic inserido na versão Carrera 2, em 1989.

No início dos anos 90 a Porsche cambaleou com a baixa das vendas e foi cogitada a possibilidade de ser vendida para uma grande empresa do setor, mas chegou à presidência da marca o Dr. Wendelin Wiedeking, que contou com a ajuda de assessores japoneses para reestruturar a empresa e recolocá-la no mercado.

2002 Porsche Cayenne

Porsche Cayenne 2002

Assim a Porsche voltou a crescer e inovar. Em 2002 apresentou pela primeira vez um utilitário esportivo, o Porsche Cayenne, que se tornou o veículo mais vendido da marca. Nos anos seguintes continuou a investir na produção de utilitários esportivos e a encantar os apaixonados por carros com os seus lançamentos.

Murillo Cerchiari

Fundador The Garage

Hoje trabalho com o que eu mais gosto e me dedico inteiramente a realizar sonhos de apaixonados por carros clássicos. Assim, a The Garage é uma empresa que fala a língua de quem é amante de carros antigos e ajuda quem quer comprar e quem quer vender, tendo como diferencial um atendimento personalizado feito por quem tem uma larga experiência neste ramo.

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