O carro lançado em Janeiro de 1982, Sport Cupê, representava o início da terceira geração do Camaro. Tinha um visual futurista para a época, era menor, mais leve e havia sido desenhado com linhas mais retas que as da segunda geração. O carro apresentava duas opções de motor: o de 6 cilindros e o V8 de […]
por Murillo Cerchiari
Fundador The Garage
O carro lançado em Janeiro de 1982, Sport Cupê, representava o início da terceira geração do Camaro. Tinha um visual futurista para a época, era menor, mais leve e havia sido desenhado com linhas mais retas que as da segunda geração.
O carro apresentava duas opções de motor: o de 6 cilindros e o V8 de 215 cv, que estava voltando ao mercado, com câmbio manual de cinco marchas ou automático de quatro. Neste ano o Camaro obteve grande sucesso de vendas e foi eleito o carro do ano pela revista Motor Trend.
Em 1985 foi lançada a versão IROC-Z com novo conjunto de suspensão, barras estabilizadoras mais resistentes, rodas de 16 polegadas com pneus 245/50VR16, entre outros detalhes característicos de carro de corrida. Ainda nesta primeira fase da terceira geração, o mercado conheceu o Camaro com injeção eletrônica.
Plenitude da terceira geração do Camaro
Nos anos que se seguiram, o Camaro entrou no grupo dos esportivos mais rápidos do mundo, continuou se desenvolvendo e chegou ao ápice dessa geração, em 1992, com o lançamento da edição de aniversário (a Heritage Edition), que comemorava 25 anos do carro. O emblema do aniversário, 25 TH Anniversary, foi afixado no painel de instrumentos de todos os carros fabricados neste ano.
Veja no próximo artigo desta série as grandes mudanças realizadas no exterior do Camaro da quarta geração e a despedida (ainda que temporária) deste ícone de esportividade.