História do Carro
A L’Automobile Distribuidora de Veículos Ltda. foi fundada em 1975 em São Paulo (SP) no bairro paulistano de Indianópolis, pelos argentinos Claudio Campuzzano e Guillermo Pardo, com o objetivo de fabricar réplicas de automóveis históricos.
Seu primeiro produto foi uma réplica do Alfa Romeo 8C 2300 Monza 1931, construída sobre o conjunto mecânico do VW Brasília e que surpreendeu pelo elevado padrão de qualidade.
No XI Salão do Automóvel, em 1978, a L’Automobile apresentou sua segunda criação, cujas linhas são creditadas ao engenheiro Mario Bellato Jr., o cupê 2+2 Ventura, sobre plataforma Brasília equipada com o motor da Variant II.
De linhas elegantes, acabamento artesanal bem cuidado, entrego de materiais de alta qualidade (painel de instrumentos completo, revestimento interno em couro e cintos retráteis de três pontos0) além de oferecer itens raros à época, como: toca-fitas com antena elétrica, ar-condicionado, vidros elétricos e teto solar deslizante, diferenciava o Ventura dos demais fora de série de sua época.
Com apenas 4,14 metros de comprimento, aparenta o mesmo porte de um Puma GTB S2.
A produção inicial foi de oito unidades mensais, além do mercado nacional o Ventura conseguiu satisfazer europeus e americanos, um feito para um fabricante brasileiro.
Em abril de 1981, já dispondo de novas instalações em São Bernardo do Campo, a empresa adquiriu o controle da Tander Car, completando sua linha com um buggy e outros veículos menos sofisticados e de menor preço. Com a compra, a produção mensal da L’Automobile atingiu a média de 60 unidades.
No início de 1983, com a produção reduzida a um terço, os proprietários da L’Automobile decidiram desfazer a sociedade e colocaram à venda moldes e projetos de seus carros.
Sua sucessora, L’Auto Craft Montadora de Veículos Ltda., praticamente sem descontinuidade retomou a fabricação em novas instalações, em Barra do Piraí (RJ). Todos os modelos foram mantidos em linha e o Ventura com motor Passat foi relançado como modelo GTS.
Entre bugues, réplicas e cupês a L’Auto Craft produziu alguns dos automóveis mais interessantes do país. A empresa encerrou suas atividades em 1991, sendo um dos últimos fabricantes independentes a resistir à invasão dos importados, antigos símbolos de status e exclusividade.
Infelizmente não existe informação precisa do número de carros produzidos, muita coisa se perdeu no tempo. O Ventura está cada vez mais raro e valorizado, dentro e fora do Brasil.
• Chassi WV;
• Motor WV traseiro, 4 cilindros boxer, 1.584 cm³, dois carburadores de corpo simples;
• Câmbio manual de 4 marchas, tração traseira;
• Freios a disco nas rodas dianteiras e tambor nas traseiras;
• Bancos de couro;
• Rádio Motorola de época;
• Pneus:185/70 R14.
Carroceria
Sua carroceria em fibra está em muito bom estado, suas portas, capo e porta malas fecham perfeitamente, suas borrachas estão em bom estado, suas lanternas e faróis estão em ótimo estado de conservação.
Pintura
A pintura na cor verde, em bom estado com pequenos detalhes de uso e do tempo.
Interior
Seu interior em couro preto esta em bom estado, sem rasgos ou imperfeições, suas capas de porta, carpete e forro de teto estão bom estado de conservação.
Painel e Mostradores
O painel esta em ótimo estado de conservação sem qualquer tipo de imperfeição ou trincos, seus mostradores foram revisados e funcionam perfeitamente.
Rádio
Radio Motorola de época funcionando perfeitamente.
Porta-Malas
Seu porta malas está em muito bom estado, grande e espaçoso, um show em espaço interno.
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