O Santana nasceu em 1983 como versão sedã do Passat, que em sua segunda geração, era um hatchback de duas ou quatro portas, tendo a perua Variant como opção familiar.
Nos EUA, por exemplo, ele receberia o nome de Quantum.Com a mesma plataforma do Audi 80 de 1979, o Santana surgiu como um sedã elegante. Puramente três volumes, ele compartilhava muito com as duas outras carrocerias.
Como um projeto mundial na época, o Santana começou a ser produzido em diversos lugares, entre eles África do Sul, Espanha, Nigéria, México, Argentina e China. Ele foi até produzido no Japão pela Nissan. Por aqui, o Santana nacional apareceu pela primeira vez ao público no final de 1983, mas seu lançamento mesmo só ocorreu no ano seguinte.
Ele era uma resposta da VW para concorrentes como Ford Del Rey e Chevrolet Monza. Por isso, o Santana não poderia ficar de fora do Brasil, ainda mais que o Passat já estava desatualizado. Com 4,537 m de comprimento, 1,695 m de largura, 1,402 m de altura e 2,550 m de entre eixos. Ele pesava 1.070 na versão duas portas e tinha ainda carroceria com quatro entradas.
Em 1987, o Santana ganhou uma atualização que o deixou exatamente igual ao modelo internacional, já vigente nesse visual desde 1983. Mas, antes das alterações no estilo, o sedã ganhou uma mudança na nomenclatura das versões.
Assim, saía de cena as CS, CG e CD para a entrada de C (Comfort), CL (Comfort Luxe), GL (Gran Luxe) e GLS (Gran Luxe Super). A composição das versões mudava, assim como o nível de conteúdo levemente melhorado.
O Santana 87 perdia o spoiler sob o para-choque dianteiro e os lavadores de faróis. Porém, ganhava para-choques envolventes como no alemão. Também vinha com novos faróis com faróis de neblina no mesmo conjunto da grade, igualmente como no exterior.
- Modelo esportivo da linha raro de se encontrar
• Pintura 100% original, sem retoques imaculada
• Primeiro modelo com motor 2.0 na linha Santana (1988)
• Mecânica 100% revisada recentemente. Mangueiras, filtros e correias trocadas, radiador limpo, buchas e trambulador do câmbio ajustados
• Máquinas dos vidros elétricos revisadas, instalação de alarme de sensor de presença com módulo de subida dos vidros• Vidros verdes
• Travas elétricas novas. Painel de instrumentos revisado, todas luzes e iluminação ok
• Ar condicionado funcionando e gelando
• Rádio toca-fitas Sam Francisco original e funcionando• Rodas originais do Santana GLS
• Manual original com carimbos e chave reserva.
• Teto solar original
Carroceria
Sua carroceria está muito alinhada sem amassados, ferrugem ou qualquer tipo de imperfeição, suas portas, capo e porta malas fecham perfeitamente, suas borrachas estão em bom estado, suas lanternas e faróis estão em ótimo estado de conservação.
Pintura
Sua pintura na cor azul original de fábrica está em muito bom estado de conservação.
Interior
Seu interior em tecido está perfeito, sem rasgos ou imperfeições, suas capas de porta, carpete e forro de teto estão em muito bom estado de conservação.
Painel e Mostradores
O painel está em ótimo estado de conservação sem qualquer tipo de imperfeição ou trincos, seus mostradores foram revisados e funcionam perfeitamente.
Rádio
Esse carro possui rádio de época funcionando perfeitamente.
Motor e Câmbio
O Motor foi revisado e está em perfeito estado, câmbio manual de 5 velocidades com trocas precisas e macias.
Porta-Malas
Seu porta malas está em muito bom estado, grande e espaçoso perfeito para um final de semana em família.