As séries Land Rover I , II e III , ou simplesmente Land-Rover (comumente referido como série Land Rovers, para distingui-los dos modelos posteriores) são veículos off-road britânicos compactos, produzidos pela Rover Company desde 1948, e mais tarde pela British Leyland. Embora inspirado no jipe da Segunda Guerra Mundial, o Land Rover imediatamente se distinguiu de todos os outros carros. Desde o lançamento, foi a primeira tração nas quatro rodas civil produzida em massa carro com portas e um teto rígido disponível. Ao contrário do chassi convencional de carros e caminhões, ele usava uma estrutura mais robusta totalmente soldada em caixa. Além disso, devido à escassez de aço no pós-guerra e ao excesso de alumínio, os Land Rovers receberam carrocerias de liga de alumínio que não enferrujam, favorecendo sua longevidade. Em 1992, a Land Rover afirmou que 70% de todos os veículos que havia construído ainda estavam em uso.
A maioria dos modelos da série apresenta suspensão de mola com tração selecionável em duas ou quatro rodas (4WD), no entanto, a série I produzida entre 1948 e meados de 1951 tinha 4WD constante por meio de um mecanismo de roda livre, e a versão Stage 1 V8 da série III apresentava 4WD permanente. Todos os três modelos podiam ser iniciados com uma manivela dianteira e tinham a opção de tomadas de força dianteiras e traseiras para acessórios.
Depois de adicionar um modelo de longa distância entre eixos em 1954, a Land Rover também ofereceu a primeira perua off-road 4WD do mundo com quatro/cinco portas em 1956. As séries Land Rovers e Defenders se destacaram continuamente na utilização do espaço, oferecendo (opcional) três assentos lado a lado nas fileiras de assentos com portas e assentos de tropa na parte traseira, resultando em até sete assentos no SWB e até dez assentos nos modelos LWB, excedendo a capacidade da maioria das minivans, ao comparar veículos do mesmo comprimento.
- Motor 4 cilindros
- Câmbio manual
- Interior em couro
- Rodas de aço
- 8.000 Km no hodômetro
Carroceria
Sua carroceria original se encontra sem amassados com abertura e fechamento de portas em bom estado.
Pintura
Sua pintura na cor verde possui um belo brilho e se encontra em muito bom estado de conservação, atraindo diversos olhares por onde passa.
Interior
Seu interior em couro está em muito bom estado de conservação, fazendo uma bela combinação com seu exterior.
Painel e Mostradores
Painel original, sem manchas ou riscos, com todos acabamentos e botões. Tudo funcionando normalmente.
Motor e Câmbio
Esse belíssimo exemplar possui um motor 4 cilindros e Câmbio manual, ambos funcionando normalmente.