Para muitos, uma garagem é apenas um espaço de metal, borracha e combustível. Para Ayrton Senna, tricampeão mundial de Fórmula 1, era um espelho de sua alma. Cada carro e cada moto que ele possuía carregava um fragmento de sua história: o engenheiro perfeccionista, o empresário visionário, o herói popular e o homem apaixonado por velocidade em todas as suas formas. Explorar sua garagem é revisitar capítulos de sua vida, onde máquinas se tornam símbolos de ambição, lealdade e legado.
por Murillo Cerchiari
Fundador The Garage
O legado do Honda NSX
Poucos carros no mundo podem se orgulhar de carregar a assinatura de um piloto do calibre de Ayrton Senna. O Honda NSX é um deles.
Em 1989, testando um protótipo em Suzuka, Senna sentenciou: “Está um pouco frágil.” Esse feedback desencadeou meses de refinamentos que elevaram o chassi em 50% de rigidez. Senna ainda participou de testes no exigente Nürburgring, ajudando a criar um supercarro de dirigibilidade impecável.
Na sua coleção, três exemplares marcaram presença. O mais icônico: um NSX preto com placa personalizada BSF-8888, mantido no Brasil até hoje pela família. Outro, vermelho, ficou em Portugal, imortalizado no documentário Racing in My Blood. Mais que um carro, o NSX foi a tradução perfeita da busca de Senna pela perfeição técnica.

Audi S4 Avant: a parceria entre Senna e Audi
Se nas pistas Senna era um mestre da velocidade, fora delas começava a se mostrar um empresário ousado. Em 1993, fundou a Senna Import, trazendo oficialmente a Audi para o Brasil.
O carro que simboliza essa fase é a perua Audi S4 Avant de 1994, equipada com motor 5 cilindros turbo de 280 cv e tração quattro. Prática e veloz, trazia a placa BSS-8855, iniciais de Beco, Senna, Silva. Infelizmente, Senna a utilizou por poucas semanas antes de seu acidente em Ímola. Preservada até hoje, com menos de 5.000 km, tornou-se uma cápsula do tempo e um vislumbre do futuro empresarial que ele planejava.

Máquinas Europeias de Prestígio
A garagem europeia de Ayrton Senna era um reflexo direto de sua ascensão meteórica no automobilismo mundial. Cada carro adquirido marcava uma nova fase de sua carreira, desde os primeiros dias como um jovem talento no Reino Unido até o status de tricampeão mundial consagrado.
1987 Porsche 911 Carrera 3.2 Cabriolet
Para seus momentos em Portugal, Senna desfrutava de um Porsche prateado. Embora o carro tenha sido modificado por um proprietário posterior, que o pintou de amarelo, um dono subsequente realizou uma restauração completa, devolvendo-o à sua condição original de fábrica. Este foi recentemente ofertado em um leilão internacional.

1985 Mercedes-Benz 190E 2.3-16
A história deste carro começa na “Corrida dos Campeões”, em maio de 1984. A Mercedes-Benz reuniu lendas do automobilismo para competir em carros idênticos, o recém-lançado 190E 2.3-16. Ainda um novato na F1, Senna deu uma demonstração magistral de talento ao vencer a prova sob chuva, superando campeões mundiais. Tão impressionado ficou com a performance do carro que o levou a essa vitória marcante, que decidiu comprar um exemplar de rua para seu uso pessoal.

Alfa Romeo Alfasud Ti
Seu primeiro carro ao se mudar para a Inglaterra, em 1981. Modesto, mas escolhido pelo prazer de dirigir.

Mercedes-Benz 500 SEC
Anos mais tarde, já como uma estrela consagrada na equipe Lotus, seu carro do dia a dia era um imponente Mercedes-Benz 500 SEC, um luxuoso cupê V8 que simbolizava seu status de ícone do esporte.

Cada veículo acompanhava o estágio da carreira: do jovem promissor ao ícone consagrado.
Ford Escort XR3 e a conexão com o Brasil
No Brasil, nenhum carro simbolizou tanto a proximidade de Senna com o público quanto o Ford Escort XR3.
Garoto-propaganda do lançamento do modelo, estrelou o famoso comercial em que dizia: “Eu tenho um!”. E tinha mesmo: um XR3 movido a etanol, esportivo modesto, mas acessível, que se tornaria o sonho de consumo de uma geração. Mais do que marketing, foi a ponte que aproximou Senna do brasileiro comum.

A Paixão por Duas Rodas
Mais conhecido por sua genialidade nos carros de Fórmula 1, Ayrton Senna também cultivava uma relação intensa com as motocicletas. Para ele, as motos eram uma forma de liberdade pura, sem o peso das obrigações das pistas, mas ainda com a mesma adrenalina da velocidade. Entre trilhas simples no Brasil com sua Honda NX 150, voltas descontraídas em modelos esportivos como a Honda CBR 600F, ou até sua ligação especial com a Ducati, que resultou na icônica 916 Senna. Cada moto carregava um significado pessoal, eram símbolos de amizade, lealdade e até filantropia, já que muitas vezes essas paixões foram canalizadas para apoiar o Instituto Ayrton Senna.
Ducati 916 Senna
fruto de sua amizade com Claudio Castiglioni, presidente da Ducati. Senna escolheu pessoalmente a pintura cinza-chumbo com rodas vermelhas pouco antes de sua morte. A série foi lançada postumamente, e seu legado continua com edições especiais que sustentam o Instituto Ayrton Senna.


Coleção de Vespas
De forma inusitada, Ayrton Senna tornou-se um grande colecionador de scooters Vespa devido ao seu talento nas pistas. Nos anos 80, a Vespa premiava cada pole position da Fórmula 1 com uma scooter nova. Apelidado de “Rei das Poles”, Senna acumulou diversas delas, um testemunho divertido de seu domínio nas qualificações.

As motos Honda
A forte aliança de Ayrton Senna com a Honda na F1 se refletia em suas motos de uso pessoal no Brasil. Para o dia a dia, sua escolha era uma robusta Honda NX 150, um modelo trail simples que ele foi um dos primeiros a adquirir, mostrando sua lealdade à marca. Ao mesmo tempo, sua paixão por velocidade também se manifestava em sua garagem, com modelos como a icônica esportiva Honda CBR 600F


O Homem por Trás das Máquinas
A garagem de Ayrton Senna não era apenas uma coleção, mas um diário de bordo mecânico. Cada carro e moto revelava um aspecto de sua personalidade: o engenheiro meticuloso, o empresário visionário, o herói popular e o filantropo.
Senna não enxergava suas máquinas como troféus inertes, mas como instrumentos de conexão, com os engenheiros da Honda, com os fãs brasileiros, com amigos próximos ou com crianças que seriam beneficiadas por sua fundação.
Mais do que suas 41 vitórias e três títulos mundiais, a garagem de Ayrton Senna permanece como uma janela única e pessoal para a alma de um verdadeiro ícone.

Acompanhe nosso Instagram e fique por dentro das novidades.
Faça a estrada valer a pena!