A BMW comemora o cinquentenário de seus carros da série M durante todo o ano e as festividades continuarão na Monterey Car Week 2022. Uma coleção de carros M raros estará em exibição, do 3.0 CSL de 1973 ao M4 GTS de 2016, e participará da Rolex Monterey Motorsports Reunion no WeatherTech Raceway Laguna Seca. A produção limitada M4 […]
por Murillo Cerchiari
Fundador The Garage
A BMW comemora o cinquentenário de seus carros da série M durante todo o ano e as festividades continuarão na Monterey Car Week 2022. Uma coleção de carros M raros estará em exibição, do 3.0 CSL de 1973 ao M4 GTS de 2016, e participará da Rolex Monterey Motorsports Reunion no WeatherTech Raceway Laguna Seca. A produção limitada M4 CSL e o novo cupê, conversível e Gran Coupe 2023 M8 Competition serão exibidos na Monterey Car Week 2022.
Os aficionados da BMW presentes na Rolex Monterey Motorsports Reunion no WeatherTech Raceway Laguna Seca verão inúmeras ofertas enquanto os fãs de automobilismo comemoram o 100º aniversário das 24 Horas de Le Mans.
Representando a BMW no Grupo 8 (1972-1982) está o 1975 3.0 CSL IMSA Grupo 4 ‘Batmobile’. O 3.0 CSL foi concebido como o primeiro especial de homologação projetado para o recém-formado esforço de corrida de fábrica da BMW Motorsport GmbH sob a liderança do gerente de equipe Jochen Neerpasch. Embora não tenha um emblema M, é geralmente considerado o primeiro produto BMW M e correu com o agora icônico motivo de listra tricolor M.
O IMSA M1 Group 4 de 1981 também está competindo no Grupo 8. O BMW M1 foi concebido quando o chefe da M, Jochen Neerpasch, anunciou sua intenção de desafiar a Porsche no Grupo 5 de corridas de carros esportivos com um veículo projetado especificamente para competição. O M1 fez sua primeira aparição em Le Mans em 1979. O carro conduzido naquela corrida recebeu um acabamento de pintura distinto pelo artista americano Andy Warhol imediatamente antes da corrida começar, aplicando o número 76 literalmente minutos antes do início. Os pilotos Herve Poulain, Marcel Mignot e Manfred Winkelhock terminaram em sexto em um esforço encharcado de chuva que seria o melhor resultado da M1 em Le Mans.
No Grupo 10 (1981-2005 Le Mans Prototypes), um par de carros de corrida BMW V12 entrará na pista. Um McLaren F1 GTR, chassi 17R, que foi pilotado por Nelson Piquet, Danny Sullivan e Johnny Cecotto nas 24 Horas de Le Mans de 1996 está programado para fazer uma aparição em Laguna Seca.
O McLaren será acompanhado pelo BMW V12 LMR que foi desenvolvido com a Williams F1 para competir nas 24 Horas de Le Mans de 1999. O LMR venceu sua corrida de estreia nas 12 Horas de Sebring em março de 1999 e deu à BMW sua primeira vitória geral nas 24 Horas de Le Mans no final de 1999.
Após o Rolex Monterey Motorsport Reunion, a BMW participará da primeira Corkscrew Hillclimb. Os pilotos se alinharão na tradicional linha de largada/chegada, mas correrão no contra-curso, subindo as icônicas curvas ‘saca-rolhas’ e terminando no topo.
Créditos: journal.classiccars