Rapazes, façam o seguinte exercício. Antes de lerem os parágrafos que se seguem, vejam todas as fotografias abaixo. Observem tudo com atenção. Já está? Parece obra de alguém que já anda nisto há muitos anos, não é? Só que não. O Tiago Gonçalves e o Luís Gonçalves (apesar dos apelidos iguais, são só amigos) acabam […]
por Murillo Cerchiari
Fundador The Garage
Rapazes, façam o seguinte exercício. Antes de lerem os parágrafos que se seguem, vejam todas as fotografias abaixo. Observem tudo com atenção. Já está? Parece obra de alguém que já anda nisto há muitos anos, não é? Só que não. O Tiago Gonçalves e o Luís Gonçalves (apesar dos apelidos iguais, são só amigos) acabam de se lançar no mundo da customização, com a Unik Edition. Totalmente desenhada e construída em Portugal, esta BMW surgiu de um passeio dos dois ao Cabo da Roca. A estética tradicionalmente mais sisuda das BMW desapareceu, dando lugar a curvas elegantes.
Tendo como base uma airhead R45, o objectivo era criar uma moto com dois lugares. A parte que mais dá nas vistas é, sem qualquer dúvida, a forqueta girder, construída de raiz, que define uma nova estética, mais vigorosa e intimidante. Como devem facilmente perceber, o farol LED foi colocado numa zona lateral e não frontal, para evitar parecenças com uma chopper. No guarda-lamas traseiro, adaptado de uma Honda CB 250, foi instalada uma faixa LED, praticamente escondida, para as luzes indicadoras de mudança de direcção e de travagem. Os puristas das BMW clássicas vão, com certeza, reparar que os pisa pés foram posicionados mais atrás que o habitual.
Sofisticação é coisa que não falta, especialmente graças ao esquema de cores em preto e roxo, com acentuações cromadas, mas também pelo assento em couro com detalhes impressionantes. Sem dúvida, uma das customizações mais surpreendentes que têm passado aqui pelo BR. Não concordam?
Fotos: Bernardo Lúcio (https://www.bernardolucio.pt/)