Paul Stephens, especialista em Porsche, revelou essa semana imagens e especificações de seu novo projeto, o Autoart 993R pronto para produção.
“Pegue um 993 e faça uma melhoria de 25 por cento em todas as áreas” foi o resumo do mais recente cliente da Autoart de Paul Stephens.
O Autoart 993R combina um 911 da série 993 refrigerado a ar com o 993RS validado em competição pelo equipamento original (OE) e componentes modernos derivados do Porsche GT, juntamente com as peças de Paul Stephens. Com o 993R, Stephens estava tentando replicar a crueza e o charme de um Porsche refrigerado a ar, mas com engenharia moderna e componentes leves.
“Nós nunca fomos uma empresa para copiar outras, então sentimos que era a hora certa de colocar nossa marca no último 911 refrigerado a ar, o 993”, disse Stephens. “Escolhemos este modelo porque é a série mais avançada da era refrigerada a ar e tem uma aparência única que ainda hoje é apreciada.
“É por isso que o 993R [para mim] realmente leva nossos anos de experiência em refrigeração a ar ao limite, desde o motor, suspensão, painéis leves, até o interior minimalista do carro sob medida. O 993R não é um canto do cisne, mas eu queria que fosse o ‘melhor’ Autoart, atendendo ou melhorando o briefing do cliente.”
Especificações do Carro:
- Base Porsche 993 Carrera 2 peso de 1.370 kg reduzido para 1.190 kg (seco) 1.220 kg (molhado) para 993R
- 330 cv (a 7.400 rpm) motor de seis cilindros em linha de 3,8 litros com opção de 360 cv
- 270/295 cv por tonelada (peso úmido)
- 993 G51.21 caixa de seis velocidades com volante e embreagem leves
- Wavetrac Diferencial de deslizamento limitado
- Suspensão ajustável de cinco vias com cinco configurações controladas por um ECM personalizado criado em conjunto com os especialistas em suspensão Tractive e Center Gravity
- Redesenho completo e aplicação de painéis, incluindo aplicações de solda por costura e compósitos
- Roll-cage integrado e interior totalmente personalizado, incluindo assentos Recaro de fibra de carbono e todos os componentes eletrônicos não essenciais excluídos para reduzir o peso e melhorar o engajamento
Especificações do Motor:
- Capacidade ampliada de um motor de 3,6 para 3,8 litros com as seguintes atualizações:
- Caixas do motor – com cauda de barco e alívio de estresse
- 993 RSR barris e pistões
- Bielas de aço aligeiradas Pauter
- Bomba de óleo Porsche OE 997 GT3
- Virabrequim e rolamentos Porsche OE 997 GT3
- Árvores de cames de especificação PS com elevadores sólidos Porsche Motorsport e balancins ajustáveis
- Corpos de borboleta individuais adaptados à especificação PS
Sistema de exaustão: Sistema de exaustão de desempenho
- Cargraphic modificado PS com trocadores de calor de aço inoxidável.
Resfriamento:
- cobertura do motor projetada e fabricada pela PS Autoart aumenta a eficiência do resfriamento a ar.
- Entradas maiores são instaladas na unidade de potência dianteira para aumentar a eficiência do fluxo de ar de refrigeração do freio e do óleo.
Materiais e painéis da carroceria:
- Corpo soldado por costura
- gaiola de proteção integral
- Adições compostas ao exterior para reduzir a massa geral
Redução de peso do exterior:
Nenhum painel é deixado de lado, incluindo painéis compostos somente 993R e fixações sob medida.
- O teto solar elétrico é excluído e um novo painel de teto é instalado
- O capô de aço original é substituído por um Porsche Motorsport genuíno pesando 8 kg
- Espelhos elétricos manuais leves adicionais pesando apenas 0,25 kg para o par
- Exclusão do limpador e mecanismo traseiro
- Tampa do motor PS Autoart em compósito, pesando 8 kg, com luzes de cortesia
- Vidros Porsche Motorsport para vidros laterais e traseiros
- Para-choques dianteiro e traseiro substituídos por itens compostos PS Autoart pesando 9 kg cada
Redução de peso do interior:
- Interior original completo removido, incluindo montagem do painel
- Sistema de painel composto PS Autoart leve instalado, incluindo novos painéis de fechamento de porta e rolo de joelho estilo Clubsport 993
- Bancos elétricos originais substituídos por bancos Recaro em fibra de carbono
- Cablagem mais simples e mais leve
- Vidros elétricos excluídos
- Fecho central eliminado
- Maçanetas de porta excluídas
- Porta-luvas excluído
- Console central excluído
- Áudio excluído
- O ar condicionado de fábrica foi excluído e substituído por um sistema elétrico mais leve montado na frente do carro para melhor distribuição de peso
- Luzes de cortesia do teto interior apagadas
- Não são mais necessários interruptores de fábrica OE excluídos
- Opção de exclusão de airbag como no 993 Clubsport
Suspensão e Manuseio:
Suspensão original removida e peças de reposição OE Porsche Motorsport ajustáveis instaladas em seu lugar. Adicionada suspensão ajustável de cinco vias com cinco configurações controladas por seu ECM sob medida, criado com especialistas em suspensão Tractive e Center Gravity.
Freios:
Como o 993R é principalmente um carro de estrada com peso reduzido, o sistema de freios do 993RS foi considerado uma preferência em relação a uma configuração de disco de carbono que oferece imenso poder de frenagem imediato na primeira vez e sempre que os freios são acionados. A 993R está equipada com discos OE 993 RS e pinças com sistemas de travagem antibloqueio (ABS).