1959 Fiat 600 Multipla

Marca Fiat
Vendido Não
Preço A combinar

O Fiat 600 Multipla era um MPV de quatro portas baseado no sistema de transmissão do Fiat 600 e nas suspensões dianteiras do Fiat 1100, que acomodava até seis pessoas ocupando apenas 50 cm (19,7 pol. ) (78,7 pol) distância entre eixos como o salão 600. Isso foi conseguido movendo o compartimento do motorista para frente sobre o eixo dianteiro, eliminando efetivamente o porta-malas, mas dando à carroceria uma aparência frontal plana de “caixa única” semelhante a uma minivan. O carro estreou no Salão Automóvel de Bruxelas em janeiro de 1956, e foi descontinuado na primavera de 1967 para ser substituído pelo Fiat 850 Familiar . O nome Multipla foi reintroduzido no final de 1998 para a minivan compacta Fiat Multipla.

Como mencionado, o 600 Multipla usava o motor de quatro cilindros em linha com válvula no cabeçote de 100.000 663 cc do sedã 600, produzindo 21,5 PS nominal DIN (15,8  kW ; 21,2  cv ) ou 24,5 PS nominal CUNA a 4.600 rpm. Uma relação de transmissão final mais curta foi a única mudança feita na transmissão manual de 4 velocidades, com sincronização nas três primeiras marchas à frente. A suspensão traseira do braço traseiro também veio do 600, enquanto a suspensão dianteira double wishbone – completa com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos coaxiais e barra estabilizadora – bem como componentes de direção foram adquiridos do 1100/103 maior. Outras mudanças incluíram um radiador de maior capacidade e a realocação do tanque de combustível (que no 600 regular ficava no porta-malas dianteiro) para trás, acima da caixa de câmbio. A roda sobressalente era transportada dentro da cabine, em frente ao banco do passageiro. O fabricante anunciou uma velocidade máxima de 90 km/h (56 mph).

Um Multipla RHD de 633 cc foi testado pela revista britânica The Motor em 1956. Verificou-se que ele tinha uma velocidade máxima de 57,1 mph (91,9 km/h) e podia acelerar de 0 a 50 mph (0 a 80 km/h). em 43,0 segundos. Um consumo de combustível de 38,4 milhas por galão imperial (7,36 L/100 km; 32,0 mpg ‑US ) foi registrado. O carro de teste custou £ 799, incluindo impostos no mercado do Reino Unido.

Em setembro de 1960, o 600 Multipla se beneficiou das mesmas atualizações mecânicas introduzidas no sedã 600 D, sendo a mais significativa um motor ampliado de 767 cc, e se tornou o 600 D Multipla. Como no sedã, o 106 D.000 de quatro cilindros tinha diâmetro maior e curso mais longo, e produzia PS de 25 DIN (18,4 kW; 24,7 cv) ou PS de 29 CUNA a 4.800 rpm.

  • Motor 4 cilindros em linha de 600cc
  • Transmissão manual de 3 velocidades
  • Interior em tecido no padrão original
  • Rodas de aço com calotas cromadas
  • Assentos rebatíveis no chão

Carroceria

A carroceria do Fiat Multipla 500 de 1959 está em excelente estado, mantendo sua originalidade e beleza por mais de seis décadas. Com sua forma de caixa única, o veículo é capaz de transportar até seis passageiros confortavelmente, com portas dianteiras e traseiras, um teto alto e plano e amplo espaço interno. Carroceria original, sem ferrugens ou amassados, suas portas, capôs e porta malas fecham normalmente. Faixas, faróis e lanternas originais.

Pintura

A pintura do Fiat 500 Multipla é um dos principais elementos que contribuem para a aparência e estilo deste icônico micro-ônibus. Em 1959, quando este veículo foi lançado, as cores disponíveis eram mais limitadas do que as que temos hoje em dia, no entanto, a pintura clássica do Fiat 500 Multipla ainda é capaz de atrair olhares de admiradores. Sem riscos ou manchas, esse carro possui um belo brilho, faz uma linda combinação com seu interior.

Interior

O interior do Fiat 500 Multipla de 1959 é espaçoso e versátil, projetado para ser funcional e confortável. Com capacidade para transportar até seis passageiros, o veículo oferece assentos dianteiros e traseiros amplos e confortáveis, além de portas dianteiras e traseiras que facilitam o acesso ao interior. Seus bancos em estão em muito bom estado, sem rasgos ou imperfeições, suas capas de porta, carpete e forro de teto se encontram em bom estado de conservação.

Painel e Mostradores

O painel de instrumentos do Fiat 500 Multipla de 1959 é simples e elegante, combinando com o estilo clássico do veículo. Os relógios são dispostos em uma única unidade em forma de arco, incluindo velocímetro, hodômetro e medidor de combustível. O painel está em muito bom estado de conservação sem qualquer tipo de imperfeição ou trincos, seus mostradores foram revisados e funcionam normalmente.

Motor e Câmbio

O Fiat 500 Multipla de 1959 possui um motor de quatro cilindros de 500cc, que proporciona uma excelente eficiência de combustível e potência suficiente para o veículo. Este motor é capaz de atingir uma velocidade máxima de cerca de 90 km/h.

O câmbio é manual de quatro marchas, com uma alavanca localizada no assoalho do veículo. A posição do câmbio é confortável para o motorista e torna a mudança de marchas suave e fácil.

Essa unidade possui um motor 4 cilindros e câmbio manual de 4 marchas, ambos funcionando normalmente.

Galeria de Fotos

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