O Romi-Isetta foi um automóvel produzido no Brasil, entre 1956 e 1961, pelas Indústrias Romi S.A., com sede em Santa Bárbara d’Oeste, interior de São Paulo.
Em 1955, a Iso concedeu os direitos de produção do Isetta para a empresa brasileira Indústrias Romi S.A., fabricante de máquinas industriais e agrícolas fundada em 1930 pelo comendador Américo Emílio Romi e seu enteado Carlos Chiti, com sede em Santa Bárbara d’Oeste (São Paulo).
Em 28 de agosto de 1955, foi publicada a notícia no jornal Diário de São Paulo informando que as indústrias Romi produziriam o Romi-Isetta no país. Lançado em 5 de setembro de 1956, o Romi-Isetta, equipado com um motor de dois tempos e uma única porta frontal, se consistiu no primeiro automóvel de passeio de fato fabricado em território brasileiro.
A estratégia de publicidade adotada pelo fabricante visava a expor o modelo a diferentes públicos: de segundo carro para a família ao estudante universitário. Algumas peças publicitárias foram criadas visando o público feminino, como por exemplo o anúncio que exibia uma mulher saindo de uma gaiola para entrar em um Romi-Isetta, com os dizeres “agora sou livre”.
Em 1959 o Romi-Isetta passou a ser equipado com um motor de quatro tempos de fabricação BMW.
Até 13 de abril de 1961, dia em que foi encerrada a produção no Brasil, haviam sido fabricadas cerca de três mil unidades em Santa Bárbara d’Oeste, muitas das quais ainda hoje permanecem nas mãos de colecionadores.
• Vidro traseiro bolha
• Teto conversível
• Janelas laterais basculantes
• Interior quadriculado
• Suspensão dianteira independente
• Motor BMW simples e de fácil manutenção
• Câmbio manual 4 marchas
Carroceria
Sua carroceria está muito alinhada sem amassados, ferrugem ou qualquer tipo de imperfeição, em ótimo estado de conservação.
Pintura
A pintura nas cores amarelo e branco, esta em bom estado de conservação, com pequenas marcas de uso e do tempo.
Interior
Seu interior em couro com tecido quadriculado esta perfeito estado de conservação, sem rasgos ou imperfeições.