O Volvo 164 é um sedã de luxo de 4 portas e 6 cilindros apresentado pela Volvo no Salão Automóvel de Paris no início de outubro de 1968 e vendido pela primeira vez como modelo de 1969. 46.008 164s foram construídos antes do carro ser sucedido pelo 264 em 1975. O 164 foi o primeiro empreendimento da Volvo no segmento de luxo desde o fim da produção do PV 60 em 1950, e foi o primeiro Volvo de seis cilindros desde o PV800 produzido pela última vez em 1958.
Em 1968, a Volvo introduziu o 164 como uma versão de luxo de sua série 140. As asas, a grade, o para-choque dianteiro, o capô, os engastes dos faróis e os indicadores dianteiros eram todos exclusivos do 164; para acomodar o longo motor de 3 litros e 6 cilindros, as asas e o capô do 164 eram mais longos do que os do 140 de 4 cilindros, mas a altura e largura totais do 164 eram as mesmas da série 140. O interior apresentava uma face de painel de madeira simulada e superfícies de assento de couro. Introduzido no mesmo ano que o BMW E3 , o 164 foi a resposta da Volvo ao Mercedes-Benz 250 e Jaguar XJ 6. O 164 foi comparado favoravelmente em termos de economia de combustível com carros europeus de 6 cilindros de tamanho semelhante, como o BMW 530.
em 1972, uma atualização viu a introdução da injeção de combustível no 164 com os motores B30E (alta compressão) e B30F (baixa compressão) que utilizavam a injeção Bosch D- Jetronic. Também para 1972, o painel foi ligeiramente revisado com a introdução de um console central e alguns dos interruptores do painel, assim como o relógio, foram movidos para ele e redesenhados. As maçanetas das portas embutidas também apareceram no ano modelo de 1972. Em 1973, o 164 recebeu um grande facelift, incluindo novas lanternas traseiras e laterais, uma nova grade e para-choque dianteiro e um novo painel de instrumentos e painel que incluíam dutos de ar.
Em 1974, as portas foram revisadas e reforçadas e as asas de ventilação foram eliminadas devido às aberturas de painel introduzidas em 1973, e o 164 se tornou um dos primeiros carros a oferecer assentos aquecidos. O painel de instrumentos mudou ligeiramente com a introdução do indicador de falha da lâmpada e o medidor de combustível recebeu marcações revisadas com a marca 1/2 movida para o centro do medidor e a seção de reserva vermelha encolhendo significativamente. Na parte inferior, o piso foi revisado e o tanque de combustível foi deslocado do piso do porta-malas para mais próximo do eixo traseiro para melhor proteção em caso de acidente.
- Motor 6 cilindros em linha
- Câmbio manual
- Interior no padrão original
- Isento de IPVA
Carroceria
Não há qualquer tipo de amassado, ferrugem ou avaria. Está em muito bom estado de conservação. Carro íntegro.
Pintura
Carro num belíssimo tom de azul, está em muito bom estado de conservação, não possui riscos ou qualquer tipo de amassado.
Interior
Seus bancos estão em muito bom estado, sem rasgos ou imperfeições, suas capas de porta, carpete e forro de teto se encontram em muito bom estado de conservação.
Painel e Mostradores
O painel está em muito bom estado de conservação sem qualquer tipo de imperfeição ou trincos, seus mostradores foram revisados e funcionam normalmente.
Motor e Câmbio
Essa unidade possui um motor 6 cilindros em linha e câmbio manual, ambos devidamente revisados e funcionando normalmente.