O BMW E30 é a segunda geração do BMW Série 3 , que foi produzido de 1982 a 1994 e substituiu o E21 Série 3. A gama de modelos incluía estilos de carroceria cupê e conversível de 2 portas, além de ser o primeiro Série 3 a ser produzido em estilos de carroceria sedã e perua de 4 portas. Era movido por motores a gasolina de quatro cilindros, gasolina de seis cilindros e motores a diesel de seis cilindros, este último o primeiro da Série 3. O modelo E30 325iX foi o primeiro BMW a ter tração nas quatro rodas.
O desenvolvimento do E30 3 Series começou em julho de 1976, com o estilo sendo desenvolvido pelo designer-chefe Claus Luthe com o estilo externo liderado por Boyke Boyer. Em 1978, o projeto final foi aprovado, com o congelamento do projeto (processo de cubagem) sendo concluído em 1979. O filme de lançamento da BMW para o E30 mostra o processo de design, incluindo projeto auxiliado por computador (CAD), testes de colisão e testes em túnel de vento. O carro foi lançado no final de novembro de 1982. Externamente, a aparência do E30 é muito semelhante às versões de farol duplo de seu antecessor E21, no entanto, há várias mudanças de detalhes no estilo do E30. As principais diferenças em relação ao E21 incluem o interior e uma suspensão revisada, esta última para reduzir o oversteer pelo qual o E21 foi criticado.
- Motor M50b2.5
- FT450
- Câmbio manual
- Diferencial blocante (3.15 super longo)
- Bancos, forro de porta e teto refeitos
- Suspensão regulável
Carroceria
Extremamente cobiçada, com linhas limpas e nítidas e manuseio esportivo, essa linda e30 se encontra em bom estado de conservação. Não tem amassados.
Pintura
Carro num belíssimo tom de vermelho, sem riscos ou amassados, sua cor é muito elegante chamando bastante a atenção por onde passa.
Interior
Seus bancos estão sem rasgos ou desgastes, suas capas de portas e carpete estão em muito bom estado de conservação.
Painel e Mostradores
Seu painel está em muito bom estado, sem trincas ou manchas, seus relógios estão funcionando normalmente.
Motor e Câmbio
Essa unidade possui um motor 6 cilindros M50b2.5 e câmbio manual, ambos devidamente revisados e funcionando normalmente.