A Parati é uma perua derivada do Gol, produzida pela Volkswagen entre 1982 e 2012.
Iniciou sua produção em 1982 para ocupar o nicho de mercado deixado pela Variant II. O nome, aproveitamento de uma palavra tipicamente brasileira que identifica uma cidade histórica do país, localizada no Estado do Rio de Janeiro, adequado a um veículo do tipo perua para passeios/turismo.
Na virada da década a Parati tinha as seguintes versões: CL AE 1600 (1.6) e CL AP-1800 (1.8), GL AP-1800 (1.8), GLS AP-1800 (1.8S) com duas opções de combustível. No Salão de São Paulo, de 1990, a VWB lançou a linha 91 com a reestilização frontal. A frente dos carros tornou-se mais arredondada, apesar de quadrada ainda. Na Parati foram mudanças discretas na traseira, com novas cores e estofamentos para toda a linha.
Para a linha 1992 toda a linha Gol passou a ser equipada de série com catalisador. O motor 1.8 de 99 cv, já equipava a Parati GLS, o mesmo 1.8S do Gol GTS. A versão luxuosa da Station-Wagon até hoje é admirada pelo seu visual jovem e esportivo.
A versão Parati GLS 1.8S 1991, atingiu o mais alto upgrade da geração Parati Quadrada, que se manteve até o final de sua produção em 1995.
• Motor VW AP 1.8S de 99 cv;
• Câmbio manual de 5 velocidades;
• Ar condicionado;
• Bancos Recaro em tecido;
• Porta malas 530 litros;
• Conta Giros;
• Rodas do modelo 1992;
• Pneus P44 de época;
• Vidro elétrico;
• Relógio digital;
• Radio Am Fm;
• Limpador traseiro.
Carroceria
Sua carroceria esta muito alinhada sem amassados, ferrugem ou qualquer tipo de imperfeição, suas portas, capo e porta malas fecham perfeitamente, suas borrachas estão em bom estado, suas lanternas e faróis estão em ótimo estado de conservação.
Pintura
A pintura na cor cinza, em muito bom estado de conservação, com pequenos retoques, não possui riscos ou qualquer tipo de amassado.
Interior
Seu interior em tecido, bancos Recaro em perfeito estado, sem rasgos ou imperfeições, suas capas de porta, carpete e forro de teto estão em muito bom estado de conservação.
Motor e Câmbio
Motor VW AP 1.8S de 99 cv a àlcool, robusto, rápido e de manutenção relativamente barata e descomplicada. O câmbio manual de 5 velocidades, de relações curtas dando ao carro um ar mais esportivo, os engates precisos e macios, mesmo em trocas rápidas.
Galeria de Fotos