A Parati é uma perua derivada do Gol, produzida pela Volkswagen entre 1982 e 2012. Iniciou sua produção em 1982 para ocupar o nicho de mercado deixado pela Variant II. O nome, aproveitamento de uma palavra tipicamente brasileira que identifica uma cidade histórica do país, localizada no Estado do Rio de Janeiro, adequado a um veículo do tipo perua para passeios/turismo.
Em 1997 começava a produção da Parati GTI 2000 16V (Gran Turismo Injection = GTI) com injeção eletrônica multiponto. Uma característica curiosa do veículo (tal qual como o Gol) era o “calombo” no capô necessário para a acomodação do propulsor com as 16V. A versão de elevado valor, não teve bons números de vendas. Ao final de 1997, já como modelo 1998 a Volkswagen começou a produzir a VW Parati na versão 4 portas, considera uma antiga reivindicação de seus consumidores, que, possivelmente, não havia sido ainda atendida por problemas estruturais na carroceria. Na época suas concorrentes Fiat Palio Weekend, GM Corsa SW e Ford Escort SW só eram oferecidas com 4 portas. Além da versão com motor 1.0 de 16V, Gol e Parati passam a ter como opcionais bolsas infláveis(airbags). Neste ano chamou a atenção no Salão de São Paulo a apresentação do conceito EDP II (sigla para Engenharia Desenvolvimento de Produtos e o “II” era uma referência ao EDP 200 de 1996), uma Parati estiliza com faróis de perfil baixo, com a reestilização da Geração III, linha 2000, como grade, capô e maçanetas. Neste mesmo ano a Parati perdeu a liderança do mercado para o Fiat Palio Weekend.
- Motor 4 cilindros 2.0 16V
- Câmbio manual de 5 marchas
- Bancos Recaro
- Rodas VW R15 com pneus Michelin
- Ar-condicionado
- Direção hidráulica
Carroceria
Possui carroceria em muito bom estado de conservação, sem ferrugens ou amassados, estrutura bem alinhada.
Pintura
Na cor preta, está linda sua pintura, sem riscos, sem falhas e em muito bom estado de conservação, atraindo diversos olhares por onde passa.
Interior
Possui seu interior em padrão original, sem rasgos e em muito bom estado de conservação.
Painel e Mostradores
Painel original com lindo design sem trincas ou manchas com tudo funcionando normalmente.
Motor e Câmbio
Possui um motor 4 cilindros 2.0 16V e câmbio manual de 5 marchas, ambos em bom estado e funcionando normalmente.