O Mercedes-Benz SL-Class (comercializado como Mercedes-AMG SL desde 2022) é um carro esportivo de grande turismo fabricado pela Mercedes-Benz desde 1954. A designação SL deriva do alemão Sport-Leicht (Inglês: Sport Light). Inicialmente, o primeiro 300 SL era um carro esportivo de corrida construído em 1952 sem a intenção de desenvolver uma versão de rua. Em 1954, um importador americano Max Hoffman sugeriu a versão de rua do 300 SL para os entusiastas de carros de alto desempenho nos Estados Unidos, onde o mercado de carros de luxo pessoais estava crescendo após a Segunda Guerra Mundial.
O R129, introduzido em 1989, devolveu o modelo ao status exclusivamente de 2 lugares, assim como os veículos SL-Class gen 1 e gen 2 antes de 1964. O R129 foi o primeiro modelo da Mercedes-Benz a apresentar um botão ativado por botão, totalmente automático, teto dobrável operado hidraulicamente, motores V8 e (mais tarde) V12 com quatro válvulas por cilindro e faróis HID de lente de projetor (introduzido em 1995). O R129 foi o primeiro conversível/roadster equipado com rollbar automático em caso de capotamento. O rollbar também pode ser levantado ou abaixado com um toque de botão, se desejado. O rollbar automático facilitou a segurança dos ocupantes sem comprometer o visual clean do R129. Em 1992, o R129 foi o primeiro Classe SL a ter uma opção de motor V12 (600 SL/SL 600) e a ter variantes oficiais da AMG (500 SL 6.0 AMG, SL 60 AMG (V8), SL 70 AMG (V12), SL 73 AMG (V12) e depois SL 55 AMG (V8)). O R129 foi o último Classe SL a ser oferecido com caixa manual.
Para o mercado dos EUA, o R129 foi o primeiro SL-Class a ser oferecido com motor de seis cilindros em linha do 300 SL-24 (nomeado como 300SL) desde 1971. Para 1995, um motor maior de 3,2 litros foi introduzido no SL 320 e mais tarde foi retirado do mercado dos EUA em 1998. Os motores V8 e V12 mais potentes eram mais populares nos EUA.
Em 1994, uma pequena atualização cosmética e técnica e uma nova nomenclatura foram introduzidas no R129, enquanto as opções de motor foram revisadas. Os seis motores em linha de 3,0 litros, inicialmente equipados com cabeçotes de 12 válvulas (300 SL) e 24 válvulas (300 SL-24), foram revisados para um motor em dois deslocamentos (2,8 e 3,2 litros) com ambos utilizando um motor de 24 cabeça da válvula. O V8 e o V12 foram transportados sem alterações. 300 SL e 300 SL-24 tornaram-se SL 280 e SL 320, enquanto 500 SL e 600 SL foram renomeados como SL 500 e SL 600.
Em 1998, o R129 recebeu as principais atualizações cosméticas e técnicas com motores revisados para incluir os motores V6, V8 e V12 do novo W220 S-Class . Todos esses motores atualizados tinham três válvulas e duas velas de ignição por cilindro.
- Motor V8 5.0
- Câmbio automático de 5 marchas eletrônico
- Duas capotas, lona e alumínio
- Ar-condicionado com climatizador
- Rodas aro 16″
- Limpador de faróis
- Placa final 3
- Isento de IPVA
Carroceira
Sua carroceria está em bom estado, sem ferrugens ou amassados, portas, capô e porta malas fecham normalmente. Sua grade, cromados, lanternas e faróis estão em muito bom estado de conservação.
Pintura
Sua pintura na cor preta possui um belo brilho e se encontra em muito bom estado de conservação, atraindo diversos olhares por onde passa.
Interior
Seu interior em couro está em bom estado de conservação, com pequenas marcas de uso e de tempo, suas capas de porta, carpete e capota estão em muito bom estado.
Painel e Mostradores
Painel original, com todos acabamentos e botões. Tudo funcionando normalmente e em muito bom estado de conservação.
Motor e Câmbio
Esse belíssimo exemplar possui um motor V8 5.0 e câmbio automático de 5 velocidades, ambos funcionando normalmente.